Partido vai perder deputado Requião Filho amanhã, que vai para o PT, em oposição ao governo.

Da asasessoria e JdeB – O deputado estadual e presidente do MDB do Paraná, Anibelli Neto, usou a tribuna da Assembleia para falar das ações realizadas e definidas pelo partido.
A mais importante decisão para o momento político: o MDB agora apoia o governo Ratinho Júnior (PSD).
Após o convite feito pelo governador, para que o MDB ajudasse a administração estadual, a executiva do partido nomeou coordenadores regionais que foram responsáveis em visitar as bases e consultar qual decisão deveria ser tomada. “Após esse trabalho feito pelos coordenadores, realizamos uma reunião na segunda-feira [14] e vimos que a ampla maioria era favorável em aceitar o convite”, anunciou Anibelli Neto, deputado desde 2011. Em 2018, o MDB teve como candidato ao governo o então deputado João Arruda, com apoio do PDT, Solidariedade e PC do B. Ficou em 3º lugar.
Em agosto do ano passado, na disputa interna pela presidência do partido, Anibelli derrotou o ex-governador Roberto Requião, que, em seguida, saiu da sigla.
“A gente não queria que ele saísse, mas saiu, vamos trabalhar”, disse em outubro do ano passado Anibelli Neto, em entrevista ao JdeB quando esteve em Beltrão, na posse de Iago Spada como presidente do partido no município.
Ontem durante o dia, dirigentes do MDB afirmaram ao JdeB que na semana que vem haverá um pronunciamento da legenda local sobre essa decisão estadual de apoiar o governador Ratinho Júnior. Para contextualizar: em Beltrão, MDB e o oposicionista PT sempre foram aliados, e governaram juntos o município de 2013 a 2016. Inclusive a chapa para prefeito de 2020, os então vereadores Aires Tomazoni e Camilo Rafagnin, foi uma aliança MDB e PT.
Requião agora é 13
Na semana passada, Requião anunciou sua nova casa partidária, o PT. O ato de filiação será amanhã, em Curitiba, com a presença do ex-presidente Lula. O deputado estadual Requião Filho, ainda hoje no MDB, também vai se filiar no PT amanhã. A bancada emedebista na Assembleia ficará com duas cadeiras, Anibelli e Nereu Moura. Os federais são Sergio Souza e Hermes Parcianello.
Requião sempre foi do MDB, o número 15, sendo deputado estadual, prefeito de Curitiba, governador três vezes e senador duas vezes. A partir de amanhã será 13, o número do PT.
Convenções internas
O presidente do MDB comentou também sobre as convenções internas estaduais dos núcleos do partido. “A primeira realizada foi do MDB Jovem, no final do ano passado, e no último final de semana, as convenções do MDB Mulher e Afro, que elegeram os novos diretórios e que contou com a participação da senadora Simone Tebet, pré-candidata à presidência pelo MBD”, disse, reiterando apoio ao nome da representante do Mato Grosso do Sul.
Alias, nesta semana, MDB, União Brasil e PSDB fecharam um acordo político nacional de apoiar uma única chapa na corrida presidencial. Além de Simone, o outro presidenciável é o governador de SP, João Doria (PSDB). A data-limite que os dirigentes — Baleia Rossi, MDB; Luciano Bivar,União Brasil; Bruno Araújo, PSDB — e sinalizaram para confirmar essa aliança é 1º de julho, uma sexta-feira.
O PSD está sem pré-candidato a presidente depois da recente desistência do senador mineiro Rodrigo Pacheco. Mas o PP, grande aliado de Ratinho Júnior, está firme com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Carta programática do MDB do Paraná
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Paraná acredita que o diálogo franco na política serve de antídoto contra interesses obscuros, vaidades individuais e coletivas sendo esse um dos pilares deste partido que marcou a transição do Brasil para uma democracia consistente em respeitar as diferenças entre pessoas e grupos, facilitando um entendimento construtivo e comum.
Por essas razões, ao aderir a uma aliança programática com o governo do Paraná, esperamos que a discussão de políticas públicas e a aplicação de tais políticas sirvam para o enfrentamento das crises sanitária, econômica e política que o país atravessa. Trata-se de pensar no coletivo, sem vaidade, sem objetivos que privilegiem indivíduos em detrimento de outros.
A marca do MDB de 2022 é a serenidade, sem truculências. Desde as conversas de corredor até os grandes acordos eleitorais, requer-se diálogo. Antes de emedebistas, somos contribuintes e eleitores com o mesmo poder, qual seja o do voto. Falamos entre pares.
Carta programática do MDB do Paraná
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Paraná acredita que o diálogo franco na política serve de antídoto contra interesses obscuros, vaida-des individuais e coletivas sendo esse um dos pilares deste partido que marcou a transição do Brasil para uma democracia consistente em respeitar as diferenças entre pessoas e grupos, facilitando um entendimento construtivo e comum.
Por essas razões, ao aderir a uma aliança programática com o governo do Paraná, esperamos que a discussão de políticas públicas e a aplicação de tais políticas sirvam para o enfrentamento das crises sanitária, econômica e política que o país atravessa. Trata-se de pensar no coletivo, sem vai-dade, sem objetivos que privilegiem indivíduos em detrimento de outros.
A marca do MDB de 2022 é a serenidade, sem truculências. Desde as conversas de corredor até os grandes acordos eleitorais, requer-se diálogo. Antes de emedebistas, somos contribuintes e eleitores com o mesmo poder, qual seja o do voto. Falamos entre pares.
Longe dos extremismos que nos segregam, machucam e marcam as gerações futuras, vamos enfrentar e sair das dificuldades juntos. Nós do MDB consideramos que todas as alternativas possíveis devem ser avaliadas, e que a decisão por um ou outro caminho é um trabalho de responsabilidade compartilhada.
A seguir está a pauta que propomos ao Paraná.
1 – Geração de empregos
O trabalho formal, de um microempreendedor, de uma megacorporação, ou de outros modelos de relação, oferece aos indivíduos dignidade para a manutenção da vida e das famílias, e ao Estado condições de medir a produção de riquezas;
2 – Empreendedorismo
Nosso partido tem uma história de boas práticas no fomento ao empreendedorismo, na colaboração entre estado, federações, sindicatos, e demais associações. Além disso, tem experiência em regimes tributários que beneficiam os pequenos;
3 – Ampliação das tarifas sociais
Ainda mais agora, diante das dificuldades trazidas pela pandemia, é urgente olhar para os paranaenses que precisam de uma força na água, luz e gás. As tarifas especiais devem integrar um conjunto de ações que leve à autonomia dos beneficiários;
4 – Municipalismo
Abandonar as ações de estado “a granel”, e fazer do estado um ouvidor atento das necessidades de cada localidade. Além de valorizar prefeitos e associações locais, fazer dos municípios cogestores de projetos de desenvolvimento social e de criação de renda;
5 – Saúde
Descentralizar a saúde, ao olhar para modelos de gestão e de funcionamento que desafoguem os processos de entrada. Investir vigorosamente em saúde da família como prevenção de doenças e agravamentos. Olhar com afetividade para os temas da saúde mental do Paraná;
6 – Educação
Valorizar o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Isto é, tornar-se um estado que acredita na educação como caminho de futuro, e que a compara em relação a países com maior renda. Fomentar a vivência familiar na atividade educacional;
7 – Serviço público
Garantir o diálogo com o servidor por meio de um sistema de compliance que evita fraudes, mas que também traz qualidade ambiental ao trabalhador do Estado. Uma política de tolerância zero ao baixo rendimento, rápida em identificar abusos morais ou de qualquer natureza;
8 – Pedágio
Exigir do governo federal a menor tarifa e completa transparência.
9 – Agricultura
Acelerar a diversificação da nossa produção dando mais alternativas de renda para os nossos produtores rurais. Avançar na legislação para melhorar a qualidade dos nossos produtos criando um ambiente positivo para investimentos que fortaleçam as mais diferentes cadeias produtivas dando assim mais dignidade para as famílias do campo, manter a prática constante de desburocratizar o setor agrícola, como foi exemplo o Passaporte Equestre.
MDB do Paraná