Ele destacou que tem um grupo político e o trabalho pelo município continua.

Nesta semana, o Jornal de Beltrão publicou uma foto com o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron (MDB), e o deputado estadual Ademar Traiano (PSD). Foi o primeiro encontro dos dois desde a posse de Pedron como titular do Executivo Municipal. Eles estiveram em palanques políticos diferentes na eleição de 2024.
“Foi uma conversa tranquila, o prefeito pediu verbas para unidades de saúde e eu consegui; agora é só a administração municipal encaminhar os projetos”, disse Traiano ontem pela manhã na Rádio Educadora entrevistado pelo jornalista Almir Zanette.
Traiano adiantou os recursos são para as unidades dos bairros Marrecas, Industrial, São Francisco, Cantelmo, Jardim Floresta, Jardim Itália e Sadia, e para as comunidades do Km 20 e do Jacutinga.
O parlamentar explicou que tradicionalmente os prefeitos têm a prerrogativa de escolher até dois deputados para representar oficialmente o município nos encaminhamentos com o Governo do Estado. Os de Beltrão são os deputados Wilmar Reichemabch (PSD) e Anibelli Netto (MDB).
“Eu não sou oficialmente indicado, mas não é por isso que vou me negar a ajudar. Eu entendo e respeito a posição do prefeito Pedron. Mas eu tenho o meu grupo político, e a atividade política se faz com grupo, eu atendo os meus vereadores”, assinalou, nomeando Bruno Savarro (PL), Maria de Fátima Niclotti (PSDB), Júnior Nesi (PSDB), Valmir Dile Tonello (PSD), Oberdan Saretta (PSDB) e o ex-vereador Ivanir Tupy Prolo (PP).
Proximidade política com o governador
Traiano reafirmou para Almir Zanette sua proximidade política com o governador Ratinho Júnior (PSD) e de como foi conduzido o processo de escolha na sucessão da presidência da Assembleia, com o deputado Alexandre Curi (PSD) sendo eleito presidente para o biênio 2025/26. Traiano comanda, desde fevereiro, a Comissão de Constituição e Justiça. “Continuo com o acesso direto com o governador Ratinho, e meu trabalho para os municípios que represento continua como era quando eu estava na presidência da Assembleia, com o mesmo peso político que adquiri com os dez anos de presidente da Casa.”
Eleição de 2026
Para 2026, Traiano disse que pretende ser candidato à reeleição. Ele observou que tem a representação política oficial de 45 municípios — do Sudoeste e de outras regiões.
O deputado comentou também que o ex-prefeito Cleber Fontana (2017-24)deve ser candidato a deputado federal.
“O Cleber tem um grande capital político, estamos alinhados, e creio que ele deverá disputar a eleição do ano que vem, não sei por qual partido, mas ele deve disputar”, conjecturou Traiano.
Cleber está no PSDB desde 2009. O partido confirmou a fusão com o Podemos nesta semana.
Em Beltrão, PSDB e Podemos estão em grupos políticos distintos, e a predominância local deve ficar com o Podemos — da vice-prefeita Lurdinha Bertani.
Na semana passada, o presidente do Podemos do Paraná, Gustavo Castro, esteve no município e disse que as tratativas com os tucanos deliberavam que o comando local da fusão ficaria com quem tem o cargo mais alto.
Ratinho Júnior 2026
Traiano finalizou falando um pouco da disputa nacional do ano que vem. Ele lembrou da boa colocação do governador Ratinho Júnior nas pesquisas sobre a sucessão presidencial.
“O governador Ratinho Júnior tem potencial para unir a direita. Assim como o governador Tarcísio de Freitas [São Paulo, Republicanos] e governador Ronaldo Caiado [Goiás União Brasil].”