
O deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou o investimento inédito do governo estadual em armas de incapacitação neuromuscular (conhecidas como Tasers) para as forças policiais. As armas não letais para as polícias do Paraná trazem modernidade e segurança.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), durante visita à sede da Axon Enterprise, nos Estados Unidos. Na ocasião, foi confirmada a compra de 2 mil armas não letais para as polícias do Paraná. O novo lote inclui 600 unidades adicionais, que se somam às 1.400 adquiridas em novembro de 2024, totalizando um investimento superior a US$ 5 milhões.
Armas não letais: modernização das forças de segurança
Segundo Barichello, os equipamentos são do mesmo modelo utilizado por agências como o FBI e representam um importante avanço na modernização do aparato policial.
“Recebo com alegria essa excelente notícia, que representa um importante reforço para o nosso arsenal com armas não letais. São equipamentos modernos, de alta tecnologia — do mesmo tipo utilizados até mesmo pelo FBI nos Estados Unidos”, afirmou o deputado.
Essa é a primeira aquisição deste tipo de armamento pelo Estado do Paraná, com foco em ações de baixo risco e redução do uso de força letal. As armas não letais serão destinadas às polícias Militar, Civil, Penal e Científica, com previsão de treinamento após a chegada dos cartuchos.
Resultados do programa Paraná Mais Seguro
A aquisição faz parte do programa Paraná Mais Seguro, que tem apresentado resultados expressivos. Em 2024, o Paraná atingiu a menor taxa de homicídios da história, com 14,06 por 100 mil habitantes. Além disso, houve redução em furtos, roubos e crimes no campo, com destaque para o programa Patrulha Rural Comunitária 4.0.
A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em valorizar a segurança pública e oferecer melhores condições de trabalho aos agentes, promovendo a proteção da população com menos letalidade.