
Da assessoria – O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB), conversou com o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, para a realização de uma reunião, na sede da Amsop, sobre o ramal da Nova Ferroeste entre Cascavel e Chapecó (SC).
De acordo com Cleber, a reunião deve ocorrer em abril, mas ainda sem data confirmada, pois depende da conclusão de um último estudo, que está em andamento. A ideia é mobilizar lideranças da região e também do oeste catarinense. “Esse ramal irá alavancar sobremaneira a economia tanto do Sudoeste do Paraná como do Oeste de Santa Catarina. Pois irá atender à demanda de suinocultores, avicultores, bovinocultores, agroindústrias e produtores de grãos, facilitando a exportação de gêneros e produtos da nossa região via porto de Paranaguá”, ressaltou Cleber.
Pelo projeto, o ramal terá 286 quilômetros de extensão e investimento previsto de R$ 6 bilhões. A previsão da Ferroeste é de que esse ramal entre em operação até 2029.
Entidades
Entidades catarinenses, como a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) engrossam o movimento da Amsop.
No Paraná, o projeto conta com o apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste (Cacispar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Sebrae.