
JdeB – Foi tranquila a sessão de diplomação em Renascença. Os trabalhos foram coordenados pelo vereador mais velho, o experiente Gilmar Schmitz (Podemos), 60 anos, que inicia sua quarta legislatura. Quem secretariou a mesa foi Laura Southier (PL).
Oito votos confirmaram a mesa diretiva para 2025: presidente Ana Maria Zanini (PL), vice Gilmar, 1º secretário Marcos Valandro (PSDB) e 2º secretário Antônio da Rosa Trindade (PT). A chapa obteve o voto também dos vereadores Luana Stiz (PDT), Jonas de Oliveira (PSDB), Laura Southier (PL) e Luiz Carlos de Souza Lopes (Podemos).
Um voto foi contra a chapa: Charles Werner (PSD).
Assim, além do executivo de Renascença, com a prefeita Fabieli Manfredi e a vice-prefeita Elenir Maffissoni, ambas do PDT, o legislativo será comandado por uma mulher, a estreantre na política Ana Maria.
Depois, os vereadores puderam falar uns minutos, agradecendo os votos e reiterando a disposição de trabalhar pelo município.
Plantando a semente
Na sequência, foi a vez da prefeita e da vice-prefeita se pronunciarem. “É fato conhecido que se colhe o que se planta. Não há como colher maçãs se o que foi plantado não corresponde ao fruto. No dia 26 de julho, plantamos uma semente de esperança em Renascença. E agora, 1º de janeiro de 2025, colhemos o resultado do trabalho, da dedicação e da confiança que construímos ao longo dessa caminhada; cada voto foi uma semente de mudança, e agora é hora de fazer florescer o futuro que sonhamos juntos.”, iniciou dizendo Fabieli.
“Eu e a Elenir rodamos o nosso lindo município. Conversamos muito, mas, acima de tudo, escutamos. Escutamos os anseios de um povo que, por tanto tempo, não foi ouvido. Em cada encontro, percebemos o quanto a voz da população precisava ecoar e ser acolhida”, prosseguiu.
A campanha
“A campanha, mesmo cansativa, foi leve. Trabalhamos muito, conhecemos pessoas, histórias e aprendemos. Houve momentos em que nos afligimos com o que encontramos — realidades difíceis, demandas antigas —, mas também houve espaço para o riso. Porque quando se trabalha com propósito, até os desafios se tornam combustível para seguir em frente. A cada encontro, uma certeza crescia em nossos corações: Renascença queria — e merecia — mudar”, asseverou Fabieli.
Ela e Elenir obtiveram nas urnas 2,3 mil votos (55%), derrotando a coligação do prefeito Idalir Zanella (Podemos, PL, PSD, PSDB e Cidadania), que obteve 1,9 mil votos (45%).
Elenir emocionada
Na sua fala, a vice-prefeita Elenir ficou emocionada, agradecendo o apoio e a confiança dos eleitores e lembrando de todo esforço que foi a campanha.