JdeB – Sergio Moro voltou a fazer parte de pesquisas eleitorais. Mas, desta vez, dentro do Paraná.
Filiado ao União Brasil, o ex-juiz, de 49 anos, bateu nos 30%, no levantamento, por telefone, feito pela Real Time Big Data. O atual senador Álvaro Dias (Podemos) ficou em segundo lugar, com 23%. Os demais pesquisados foram dr. Rosinha (PT) 7%, Paulo Martins (PL) 6%, Aline Sleutjes (Pros) 2%, Alex Canziani (PSD) 1% e Guto Silva (PP) 1%. Entre nulos, brancos, “ninguém” ou indecisos, um total de 30%.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo RIC, registrada com sob nº PR-6.518/2022. 1,5 mil eleitores foram ouvidos, sexta e sábado. A margem de erro é de três pontos percentuais.
“Fico honrado pela confiança recebida do povo paranaense na pesquisa para o Senado. Seguiremos lutando e nada vai nos deter”, escreveu Moro ontem, à tarde, no seu Twitter.
Ex-presidenciável
Até março, ele estava na condição de presidenciável, pelo Podemos, e então estava especulado nas pesquisas nacionais. Seu percentual variou em geral em torno dos 7% e 8%, raramente chegando a 10%.
Com a mudança para o União Brasil, foi descartada a candidatura ao Palácio do Planalto. Ele iria então a deputado por São Paulo, mas seu novo domicílio paulista foi negado e então ele retornou para ser pré-candidato no seu Estado natal.
Governador Ratinho Júnior liderando para o Palácio Iguaçu
No cenário sobre a corrida pelo Palácio Iguaçu, Ratinho Júnior lidera com 42% das intenções de voto.
Roberto Requião (PT) ficou nos 16%, Flavio Arns 5%, Cesar Silvestri Filho (PSDB) 3%, Ângela Machado (PSOL) 1% e Solange Ferreira (PMN) não pontuou. Outros 33% estão no bloco do branco, nulo, “nenhum” e não sabem.
Ratinho venceu no primeiro turno em 2018 de forma tranquila, com 60% dos votos. Ele derrotou, entre outros nomes, a então governadora Cida Borghetti (PP) e o então deputado João Arruda (MDB).
Para 2022 o favoritismo continua com Ratinho Júnior — que já declarou apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Requião terá apoio do ex-presidente Lula (PT), atual líder em todas as pesquisas.
Moro ao governo?
A pesquisa chegou a ser anunciada, na semana passada, com o nome de Sergio Moro também nas simulações para o governo do Estado. Mas isto acabou não acontecendo neste levantamento. Mas certamente estará em outros, porque Moro ainda não disse para que cargo concorrerá.
Seu colega na Operação Lava Jato, o ex-procurador Deltan Dallagnol já se definiu: é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos — partido de Álvaro Dias.