
JdeB – Quarta-feira, 23, em Curitiba, prefeitos do Sudoeste participaram de reunião com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, sobre os repasses de recursos para o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar).
O objetivo foi obter mais apoio do Estado e da União para a manutenção dos serviços. O consórcio passa por dificuldades financeiras e a coordenadora Kelly Cristine Custódio dos Santos apresentou a situação. O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), que é também presidente da Comissão de Saúde da Amsop, destacou que a situação é difícil.
“Está difícil. Esse mês tem déficit de R$ 1 milhão. Eu estou vendo a coisa se encaminhando de forma bem preocupante. Nós já estamos destinando R$ 90 mil por mês para o Samu e não podemos arcar com mais despesas. Quinta-feira, foi votado no Congresso Nacional o piso salarial das técnicas de enfermagem e enfermeiras, merecidamente, guerreiras, anjos de branco, mas não sei de onde vai sair dinheiro para pagar a conta.”