
No último dia 24 de abril, em uma das comemorações dos 22 anos da emancipação político-administrativa de Boa Esperança do Iguaçu, foram realizadas diversas ações de cidadania no município.
Durante todo o dia, foram feitos quase 250 atendimentos (alguns foram agendados para posterior finalização por falta de documentos ou fotos das pessoas que procuravam os serviços). “Grande parte dos atendimentos foram feitos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Espaço da Cidadania, onde a população pôde fazer as fotos para os documentos”, disse a primeira-dama Odilmara Terezinha Dreves Freitas, secretária de assistência social.
Já na agência dos Correios, em torno de 80 pessoas encaminharam a confecção do CPF, enquanto outras 80 encaminharam a identidade. Além disso, 40 carteiras de trabalho e previdência social foram feitas no Posto de Atendimento do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e, para finalizar, um ônibus transportou 35 munícipes até o Cartório Eleitoral de Dois Vizinhos para a confecção do título eleitoral e outros atendimentos.
Área social
O município também aderiu ao Programa Família Paranaense. Até o momento, 50 famílias já passaram pela fase de diagnóstico e do plano de ação para a inclusão no programa. Uma das principais ações é o encaminhamento para as documentações básicas, como CPF, RG e Carteira de Trabalho para as famílias inseridas no Programa Família Paranaense e Bolsa Família.
Ao todo, 49 pessoas precisam da documentação, destas 35 já foram fotografadas. Os custos com as fotos serão pagos através do CRAS e Secretaria de Assistência Social em parceria com a prefeitura. Com relação ao RG, não será somente disponibilizada a foto para a primeira via, mas também para atualização do documento.
Quando se tratar de 2ª Via, o CRAS irá fornecer às famílias uma declaração para isentá-las dos custos. As famílias também estão sendo encaminhadas para inscrição de CPF e, ao todo, quase 80 pessoas irão regularizar essa documentação sem custos.
*Com informações da assessoria.