Encontro trouxe para a região o secretário de Estado de Agricultura. Mais sobre o projeto no JdeB de domingo.

Ontem, cerca de 300 agricultores se reuniram em Santa Izabel do Oeste para encontro técnico do programa estadual de microbacias – programa piloto de inovação na preservação de solos no Paraná, inaugurado nos municípios da Microbacia do Rio Sarandi e deve se expandir para o Estado todo.
O evento de ontem dividiu-se em duas partes, a teórica pela manhã e a prática à tarde, tudo organizado pela Emater, com apoio do município e das secretarias de Agricultura.
Para a parte teórica, o Centro Cultural de Santa Izabel recebeu cerca de 300 produtores rurais – além de secretários de Agricultura e técnicos agrícolas dos 27 municípios da região – para as palestras com os temas “Manejo Conservacionista de Solo”, com José Denardin, da Embrapa, e “Avanços e Retrocessos do Plantio Direto no Sul do Brasil”, com Luiz Cesar Cassol, da UTFPR de Pato Branco.
À tarde, todos esses produtores e profissionais da área encaminharam-se para a parte prática do evento, na propriedade da família Funghetto, na Linha Sarandi, em Santa Izabel. Os presentes dividiram-se em grupos e visitaram “estações” que apresentavam de maneira prática assuntos e técnicas de manejo de solo.
Nessa etapa, juntou-se ao grupo o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, que participou de algumas estações junto aos agricultores.
Ao fim do evento, os produtores, técnicos, secretários e organizadores reuniram-se para um “abraço” no campo. De mãos dadas, o grupo formou um grande círculo sobre um terreno que é exemplo de bom manejo de solo.
O Jornal de Beltrão acompanhou todo o dia de campo. Leia mais sobre o evento no jornal de domingo, incluindo as explicações dos profissionais envolvidos e do secretário Ortigara.
