Mês foi responsável por quase metade do saldo acumulado neste ano no Sudoeste.

Dos 42 municípios do Sudoeste, apenas cinco tiveram mais demissões do que contratações em setembro. O restante das cidades gerou novos empregos no mês e muitas delas recuperaram postos de trabalho que haviam sido fechados no início da pandemia. É o que mostram os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal.
Entre as cidades que perderam empregos, o saldo foi pequeno – variou de um a seis demissões. Já entre as que registraram mais contratações, se destacam Pato Branco, Capanema, Francisco Beltrão, Ampere e Palmas, todas com mais de 100 novos empregos.
A perspectiva é de que nesta reta final do ano as contratações se acentuem, principalmente no comércio, com as vendas de Natal. Mas, na Agência do Trabalhador de Beltrão, há vagas para diversas funções: ontem havia 149 opções, muitas destinadas a pessoas sem experiência. “As empresas passaram a dar oportunidade a quem não tem experiência. As pessoas também estão buscando melhorar a escolaridade e entendem que se tiverem uma melhor qualificação terão mais espaço dentro das empresas”, comenta Noely Thomé, gerente da Agência.
Apesar dos dados do Caged serem de setembro, Noely explica que em outubro o nível de profissionais encaminhados pela Agência foi quase o mesmo, o que indica que o mês deve registrar novamente um bom saldo de empregabilidade.
Em busca de vaga
O operador de máquinas Cezar Ribeiro esteve no local há alguns dias em busca de uma vaga. Ele e a esposa moravam em Blumenau e vieram para Beltrão em outubro, na expectativa de ser efetivado. “A cidade é boa pra morar. A expectativa é conseguir”. Os dois têm familiares na cidade e a mulher de Cezar está grávida. “Tamo ai pra um recomeço”, diz.