Temperatura será abaixo de zero em algumas regiões, e favorecerá formação geadas e neve no Sul do País.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta sobre onda de frio que causará o declínio vertiginoso na temperatura em vários estados do País, e os termômetros ficarão negativos em algumas regiões. Este clima também favorece a formação de neve nos estados do Sul.
A massa de ar frio avança sobre a Argentina em direção ao Brasil. Atinge principalmente os estados do Sul, mas continuará em direção ao Sudeste, Centro-Norte e Norte do Brasil. Em Beltrão, a temperatura começou a cair durante a noite de quinta-feira, e a previsão era até 1 grau no início da manhã de hoje.
A temperatura continua baixa até o fim de semana, período em que o frio deverá ser ainda mais intenso. A previsão para amanhã é de geadas generalizadas no Paraná, e possibilidade de neve nas serras catarinense e gaúcha.
Sanepar orienta cuidados para evitar prejuízos
A Sanepar está alertando a população quanto aos cuidados necessários para evitar o congelamento em hidrômetros e tubulações expostas ao frio intenso e à formação de geadas. “Basta colocar uma caixa de papelão, de madeira ou de plástico e até mesmo panos sobre o cavalete, de forma a impedir que o gelo se acumule e congele a água dentro do equipamento”, orienta a nota da companhia de saneamento.
Temperaturas previstas para hoje
Palmas: mínima de -1 grau e máxima de 11 graus.
Francisco Beltrão: mínima de 1Cº grau e máxima de 13 graus.
Pato Branco: mínima de 2 ºC e máxima de 13 graus.
Capanema: mínima de 4 e máxima de 15 graus.
Dois Vizinhos: mínima de 3 e máxima de 14 graus.