
O Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, recebeu entre os dias 24 e 28 de novembro a 11ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. O evento contou com a participação de mais de 500 estudantes de 47 universidades de dez estados (BA, MA, MG, MT, PI, PR, RJ, RS, SC e SP) que concorreram com 73 protótipos de veículos nas categorias Gasolina, Etanol e Elétrico.
O campus da UTFPR de Pato Branco concorreu com um protótipo em cada categoria e sagrou-se vice-campeão nas categorias Etanol e Gasolina. O veículo elétrico apresentou problemas não concluindo a prova.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica do campus de Pato Branco, Fábio Lima, uma equipe formada por 25 estudantes e pelos professores Márcio Tadayuki Nakaura, Bruno Bellini Medeiros e Osis Eduardo Silva Leal esteve na competição.
O objetivo da Maratona é avaliar protótipos que percorram a maior distância utilizando a menor quantidade de energia possível.
Os vice-campeões
Concorrendo com 16 veículos o protótipo de Pato Branco batizado de Paranauê, da categoria Etanol, alcançou o segundo lugar da competição ao fazer 252,014 Km/l. A diferença para o primeiro colocado, o Instituto Mauá de Tecnologia (SP), foi de apenas 3 quilômetros por litro.
Na categoria Gasolina o protótipo Popygua atingiu 309,355 Km/l, perdendo apenas para o protótipo do Instituto Mauá de Tecnologia.
“Conseguimos o segundo lugar vencendo universidades tradicionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Todas as universidades de ponta estavam lá e o nosso campus conseguiu o segundo lugar em duas categorias”, comemora Fábio que salienta que o desenvolvimento dos protótipos começou no início de 2014.
O coordenador diz que os protótipos desenvolvidos no campus da UTFPR de Pato Branco têm hoje condições de competir em desafios internacionais, porém a falta de patrocinadores de peso os impedem.
Segundo Fábio, o bom resultado obtido não é surpresa, é fruto da dedicação dos acadêmicos e professores aos projetos. Em 2013, os acadêmicos da universidade já haviam conquistado a 3ª colocação na categoria Gasolina.
Aviões e foguetes
Fábio destaca que no próximo ano o campus deve passar a contar também com projetos competitivos de Mini Baja (veículo offroad), Aero Design e de lançamento de foguetes.