23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Acadêmicos de Veterinária visitam canil do 21º BPM e acompanham demonstração com cães farejadores

Parceria entre Hospital Veterinário Unisep e o 21ºBPM proporciona atendimento veterinário aos cães militares e contribui para a formação dos acadêmicos.

Os acadêmicos conheceram um pouco mais da rotina dos policiais e dos cães.

Aulas laboratoriais, cirurgias, atendimentos clínicos e visitas técnicas. Tomando os cuidados sanitários necessários para garantir a segurança da comunidade acadêmica e demais envolvidos, as atividades práticas do curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Unisep, de Dois Vizinhos, estão ocorrendo a todo o vapor.

Semana passada, alunos do segundo semestre do curso visitaram o canil do 21º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, em Francisco Beltrão. Eles foram recepcionados pelos soldados Luiz Carlos e Machado, da Rotam, que falaram sobre o treinamento dos cães e demonstraram o trabalho de farejamento feito com os animais.

A Unisep mantém parceria há alguns anos com o 21º BPM e proporciona assistência veterinária aos animais do canil. “Temos oportunidade de auxiliar na manutenção da saúde dos animais e, em contrapartida, os acadêmicos podem acompanhar os atendimentos realizados nos cães”, destaca a coordenadora do curso, Denise Guimarães Oliveira.

- Publicidade -

Outro ponto positivo gerado pela parceria, segundo a coordenadora, é proporcionar à comunidade acadêmica a possibilidade de conhecer de perto o importante trabalho da PM e verificar a dedicação da equipe do canil e seu empenho para que os animais sejam criados e treinados de modo respeitoso.

“Ainda há muitos mitos sobre o treinamento destes animais, mas quem tem oportunidade de acompanhar as atividades, percebe a grande preocupação dos policiais em manter o bem-estar dos cães. Tudo é feito com embasamento técnico e científico e muito respeito à espécie e às suas necessidades”, garante Denise.

A visita ao 21º BPM na prática
Os estudantes assistiram palestra sobre escolha e treinamento de cães policiais, ministrada pelo soldado Luiz Carlos. Na sequência, os soldados Machado e Luiz Carlos demonstraram o emprego de cães de faro — os acadêmicos esconderam substâncias e puderam acompanhar o processo de manejo e busca.

“É uma satisfação pra gente demonstrar como funciona o trabalho da PM e a importância dos cães no trabalho de segurança pública. Eles contribuem para a segurança da população e para a dos próprios policiais. Trabalhar com eles é gratificante”, resume o soldado Machado, que há seis anos participa dos trabalhos no canil do 21º BPM.

Em nota, a PM se manifestou sobre a visita: “Esse evento complementa a parceria firmada entre o Hospital Veterinário da Unisep e o canil setorial do 21º BPM. Desde o início dos atendimentos a equipe de policiais constatou a melhora dos cães, pois quando eles estão com a saúde plena apresentam também um melhor desempenho no serviço operacional”.

Vestibular on-line
A Unisep oferece o curso de Medicina Veterinária no campus de Dois Vizinhos. O processo seletivo, neste ano, é totalmente on-line e será realizado de 1º a 30 de novembro. Para viabilizar a inserção no ensino superior, a instituição oferece o Credu, crédito educativo que permite o pagamento parcial das mensalidades durante toda a graduação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques