Regional

Rossy Ledesma, Jornal da Fronteira
Finalmente o dia mais esperado das últimas três semanas aconteceu nesta terça-feira, dia 19 de outubro, a reabertura das fronteiras em Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira. Após publicação do decreto do governo argentino liberando a reabertura, nessa manhã, às 9h, ocorreu um ato na divisa dos dois países marcando a liberação das fronteiras.
Após o ato na Aduana de Turismo, os prefeitos dos municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, juntamente com os órgãos responsáveis pela segurança da fronteira, Gendarmeria Nacional Argentina, Senasa e Afip, do lado argentino, Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa, do lado brasileiro, e os representantes das áreas de saúde, se reuniram na Aduana de Cargas, onde foi traçado o planejamento para essa liberação das fronteiras.
Durante a reunião ficou definido que assim como a Argentina, o Brasil também vai exigir a apresentação do exame PCR negativo, realizado até no máximo 72 horas antes, e ainda o comprovante de aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19.
Vale destacar ainda que do lado Argentino da fronteira, será ofertado de forma gratuita aos visitantes o exame de antígeno, que será realizado no posto de saúde instalado ao lado da aduana.