Pista vai passar de 1.317 para 1.610 metros. Com a nova ampliação, o aeroporto poderá operar com aeronaves maiores e possibilidades de novos destinos.
A segunda fase da ampliação do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, de Pato Branco, começou anteontem. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que deu início aos trabalhos de aterro e terraplenagem em uma área de aproximadamente 150 metros de cada lado das cabeceiras, totalizando 300 metros lineares.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, esta obra está adiantando, com recursos próprios do município, 37 mil m³ dos 400 mil metros cúbicos totais dos aterros que serão realizados nas duas cabeceiras.
“Por questões de bom senso e de economia, essa parte que está sendo realizada agora evita que seja preciso mexer no balizamento luminoso da pista. Caso não fosse feita esta etapa, teríamos que mexer no balizamento e investir 20 mil reais ou mais”.
Osmar Braun explica, ainda, que o aterro desta fase das obras, que possui caráter de prioridade para a Prefeitura de Pato Branco, corresponderá a aproximadamente 2.500 cargas de terra.

Projeto de ampliação
“Neste momento nós estamos aterrando parte das bacias de contenção para drenagem de água existentes nas laterais da pista para, na sequência, providenciar as bacias em outros locais, trabalho que será realizado somente após o processo licitatório”, disse Osmar O projeto de melhorias, que está em desenvolvimento, contempla ainda um novo pátio de aeronave; pista de rolamento para ligação entre pista de pouso/decolagem e pátio de aeronaves; cercamento da área operacional do aeroporto; estacionamento de veículos; novo terminal de passageiros; áreas de circulação, além da ampliação da largura de toda a pista, de 30 metros para 45m.