Regional
O Aeroporto de Pato Branco recebeu o Certificado Operacional Definitivo, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicado no Diário Oficial da União, através da portaria Nº 857/SIA. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, desde abril de 2019 o aeroporto operava com a certificação provisória. “Durante esse período, a Prefeitura de Pato Branco, que é a administradora do aeroporto, executou as adequações solicitadas pela legislação da Anac, para que nos fosse concedido essa certificação definitiva”, explicou.
A certificação operacional fica condicionada, ao menos, à manutenção, pelo operador aeroportuário, dos aspectos avaliados no âmbito do processo por meio do qual a outorga foi concedida. O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior. Para aviões como o ATR-72, da Azul Linhas Aéreas, será permitida a operação da aeronave apenas em Condições Meteorológicas de Voo Visual (VMC).
Histórico de obras
Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais no Aeroporto Juvenal Cardoso, inaugurado na década de 1950, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Foram investidos mais de R$ 15 milhões, oriundos da parceria entre o município, Governo Federal, Governo do Estado e através de empresários e empresas locais, representados pela Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb).
Em 2018, paralelamente às capacitações da equipe que atuaria no local, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) fizeram vistorias do processo de certificação do aeroporto, concedendo, no dia 1º de abril, a certificação provisória. Em dezembro de 2019, novas inspeções foram realizadas, para que a Anac pudesse conceder a certificação definitiva.
Dia 19 de março, a Azul suspendeu, até 30 de junho, as linhas aéreas para 11 destinos em vários estados. No Paraná, foram afetadas as linhas de Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa e Guarapuava.

definitiva, aguarda a retomada dos voos diários para Curitiba.