Regional
Mais uma agroindústria de Francisco Beltrão poderá comercializar os seus produtos em todo do Paraná, pois foi agraciada com o registro de certificação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf). A contemplada é a Indústria de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha, com sede no Bairro Alvorada.
A certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria Municipal de Agricultura, foi oficializada nesta semana em ato que contou com os produtores, sócios da empresa, Ademir Peres de Macedo, Nilton Laabs e Valdecir Tosetto, responsáveis pelas marcas Mel Sudoeste, Mel Apiários Tosetto e Adimel. A capacidade de processamento anual é de 12 toneladas, englobando mel envasado e no favo. Os três são integrantes da Associação de Produtores de Mel.
Conforme Claudimar de Carli, secretário municipal de Agricultura, é a primeira indústria de mel do Paraná que recebe a certificação do Susaf e a terceira do município. Uma indústria de embutidos e outra de queijos já foram contempladas anteriormente. “Estamos tendo celeridade no processo de certificação graças ao empenho da nossa equipe de inspeção municipal, que é referência no Paraná. Esta cerificação é importante para os produtores, para os consumidores e para o município. Em breve outras agroindústrias serão contempladas”, enfatiza Claudimar.
Presenças de autoridades
Participaram do ato de certificação os produtores contemplados e seus familiares, profissionais do Serviço de Inspeção Municipal, coordenados pelo médico veterinário Sidney Pasqualetto Júnior, o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), a chefe do núcleo da Seab, Denise Chiapetti Adamchuk, o coordenador regional do Instituto de Desenvolvimento Rural, Carlos Alberto Wust da Silva, e o secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli.
Expectativa de aumento das vendas
O deputado Reichembach ressaltou a importância do selo para as pequenas agroindústrias familiares. “Os produtos coloniais têm sido cada vez mais visados pelo mercado pois são de muita qualidade, e por isso, possibilitar que nossas agroindústrias aumentem suas vendas gera benefício para todos”, afirma. Reichembach é líder do Bloco Agropecuário, na Assembleia Legislativa do Paraná, e teve participação direta na articulação para regulamentar o Susaf no Estado.
A chefe do Núcleo Regional da Seab, Denise Chiapetti Adamchuk, destaca os desafios para que outros municípios possam aderir à certificação. “O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) das cidades precisa estar muito bem organizado, bem como o controle de qualidade e questões de saúde alimentar”, ressalta.