Agroindústrias recebem recursos do governo federal
Assessoria
Em torno de 140 agroindústrias do Sudoeste foram contempladas com recursos do governo federal, na ordem de R$ 540 mil.
O objetivo do repasse, feito pelo Ministério da Integração Nacional, é para ajudar no desenvolvimento regional e evitar êxodo rural. Essas agroindústrias foram incluídas no Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul graças ao apoio dos deputados Assis do Couto e Luciana Rafagnin que, no início deste ano, estiveram em Brasília solicitando junto ao ministério, a inclusão da região Sudoeste, pedido que foi atendido pelo governo federal.
Se não fosse o empenho de Luciana e Assis o Sudoeste teria ficado de fora da proposta da reforma tributária aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado. Com isso, a região não seria contemplada com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Regional. O Sudoeste do Paraná foi a única região pertencente à Grande Fronteira do Mercosul que não foi incluída à proposta.
A Grande Fronteira, englobada pelo Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste e Sul do Rio Grande do Sul, foi criada pelo Ministério da Integração Nacional para reduzir as disparidades sociais e regionais.
Requerimento
Na Assembléia Legislativa também foi aprovado um requerimento, no mês de março, de autoria da deputada Luciana, no qual ela solicitava, com urgência, que o Sudoeste também fosse contemplado com os recursos.
Esta semana, depois da liberação dos recursos, Luciana estava contente. Ela disse que ?com esses recursos produtores de doces de frutas, de leite e derivados, de carne, vegetais e panificação vão poder produzir mais, ajudar no desenvolvimento e abrir mais vagas de trabalho. Isso vai gerar mais emprego e renda aos agricultores e à população sudoestina?.