
A aluna Paula Leandra Kozerski, hoje no 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont, em Itapejara D’Oeste, participou em 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e conquistou uma das 4.500 medalhas de bronze pelo seu desempenho.
A Olimpíada é realizada anualmente em duas fases. Em cada escola participante a classificação de alunos na primeira fase é conforme o número de inscritos. Na Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont todos os alunos são inscritos e, em 2014, 17 estudantes se classificaram para a segunda fase.
As provas foram elaboradas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com sede no Rio de Janeiro, sendo aplicadas em várias localidades. Na primeira fase, foi aplicada prova objetiva com 20 questões. A segunda prova, descritiva, ocorreu no Colégio Estadual Castelo Branco de Itapejara D`Oeste e foi corrigida por comitês escolhidos pelas coordenações regionais da Obmep e parte é corrigida no Rio de Janeiro, sob a coordenação do Impa. O resultado foi divulgado no mês de novembro de 2014.
A cerimônia de entrega de medalhas aconteceu em Curitiba, no dia 4 de setembro, quando a aluna participou juntamente com mais sete alunos da região.
Paula comenta que desde muito pequena foi incentivada pelos pais a estudar Matemática, principalmente pelo pai, que gosta muito da matéria. Assim, ela sempre se dedicou a estudá-la e hoje busca aperfeiçoamento além dos conteúdos ministrados em sala de aula e faz pesquisas tanto na internet como em livros, pois com a premiação ganhou uma bolsa de estudos e participa do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Obmep uma vez por mês na UTFPR, campus de Pato Branco.
A aluna afirma ainda que sente-se muito feliz, pois era seu primeiro ano na escola e no 6º ano já conquistou esse prêmio, que é resultado de seus esforços e incentivo de sua professora de matemática, Keli, que sempre motiva a participação dos alunos na Obmep.
Esta não foi a primeira premiação da aluna, que, em 2012, recebeu um prêmio regional do programa Agrinho.
A organizadora da prova na escola, professora Karin Regina Minosso Gnoatto, destaca que incentiva todos os alunos a participarem deste tipo de evento, pois promove e estimula o estudo da matemática, aprofundando seus conhecimentos tanto teórico como prático, também oportunizando aos alunos vivenciar o processo seletivo, com prova, gabarito e tempo definido. “Sempre temos bons resultados, como este ano uma medalha de bronze e duas menções honrosas”, destaca.
Ao concluir o ensino médio, Paula pretende ingressar no curso de Engenharia Civil ou Robótica. A professora Keli Cristina Minosso Zocchi, que ministra a disciplina de Matemática, apoia a decisão da aluna. “Ela é muito humilde, participativa e dedicada, sempre que pode ajuda aos colegas em suas dúvidas em relação à Matemática, ou seja, o fato de ela se destacar na matéria não a afasta dos colegas.”