Regional

Durante as aulas deste ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Marmeleiro, os 210 alunos, das 12 turmas de 5º anos das escolas municipais e particular da cidade também participaram de uma ação de responsabilidade social.
O objetivo era pôr em prática uma das lições do Proerd, entre elas, ser um bom cidadão. Por isso, os alunos foram desafiados a arrecadar alimentos, que foram doados para Casa Lar em Marmeleiro, e cumpriram com a meta. Após essa experiência, todos participaram de um sorteio, e o vencedor foi João Víctor dos Passos, do 5º A, da Escola Municipal Padre Afonso.
Por isso, João foi escolhido para participar da ação Prefeito Mirim do Proerd por um Dia. Quarta-feira, 11, ele passou o dia acompanhado os trabalhos do prefeito Jaimir Gomes (PSD). Logo pela manhã, João chegou na Prefeitura com os pais, Mário dos Passos e Márcia de Fátima de Quadros, e os instrutores do Proerd, os soldados Pavan e Savitski, e foi recebido pelo prefeito Jaimir e o vice-prefeito Altair Gabriel (PSC).
Demonstração de cidadania
“Acredito que essa ação do Proerd é algo muito importante porque possibilita que os alunos sejam representados numa demonstração de cidadania e, para a administração municipal é uma grande satisfação, ser referência para essa experiência que envolve conceitos como responsabilidade social e compromisso com as pessoas”, comentou o prefeito Jaimir Gomes.
E a vivência foi interessante e inédita. Ao lado do prefeito Jaimir, João acompanhou o atendimento do casal do Bairro Jardim Bandeira: Ademir Grade, a esposa Jacsandra Machado e a filha Aline. Em seguida, participou de várias atividades com o prefeito como: reunião com diretores municipais, compromissos oficiais fora da Prefeitura, contato direto com as pessoas.
Ao encerrar o dia, o João recebeu uma carta-homenagem de Jaimir e na despedida fez um discurso no gabinete, compartilhando a experiência.
“Quando cheguei aqui, pela manhã, me senti muito feliz, porque estava representando a minha escola, e fiquei de cara como a Prefeitura é imensa; não imaginava isso”. E continuou explicando que depois de acompanhar o prefeito em vários compromissos, inclusive visitando os departamentos e em reuniões na Amsop, com autoridades locais, as pessoas da comunidade e da escola em que estuda, o João agradeceu a oportunidade e com sabedoria disse: “percebi como é vida dura a do prefeito!”.