“Terá voos diretos para os Estados Unidos e América Central, beneficiando a população do Oeste e Sudoeste, que não precisará mais ir a São Paulo ou Rio para pegar voos internacionais”, disse o deputado.
A modernização do aeroporto de Foz do Iguaçu permitirá dobrar sua capacidade de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros. “Com a ampliação da pista, Foz do Iguaçu terá voos diretos para os Estados Unidos e América Central, beneficiando a população do Oeste e Sudoeste, que não precisará mais ir a São Paulo ou Rio para pegar voos internacionais”, disse o deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD), na solenidade do fim de semana com o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), governador Ratinho Júnior e o presidente da Itaipu, general Silva e Luna. Vermelho tem cobrado as autoridades em Brasília para trazer mais benefícios para as duas regiões que representa. Tanto que o ministro declarou: “O Vermelho vive puxando a minha orelha, cobrando mais investimentos no Paraná”. O valor do contrato de ampliação é de R$ 53,9 milhões, e os recursos são oriundos de convênio entre Itaipu e Infraero, que contribuirão com 80% e 20%, respectivamente. A previsão é que a estrutura fique pronta em abril de 2021. O prazo de execução é de 515 dias a partir da liberação da ordem de serviço. Entre as obras previstas está a construção de uma segunda pista, que vai constar no edital de privatização do complexo. O ministro enfatizou a importância de entregar as obras e os projetos de infraestrutura para a economia do Paraná. “É um momento histórico, que coloca a cidade em outro patamar”, afirmou.
Aeroporto regional do Sudoeste
Vermelho tem se colocado na luta pelo aeroporto regional do Sudoeste, programado para ser em Renascença. O coordenador da bancada de deputados federais, Toninho Wandscheer (Pros) também apoia. Na semana passada,o prefeito Lessir Bortoli (PSC) declarou as áreas da Linha Buriti como de “utilidade pública”. O documento assinado pelo prefeito Lessir deixa claro que a declaração visa a implantação do aeroporto e é dividido em dois terrenos. O primeiro seria considerando a área mínima indicada pelos estudos do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) para comportar o aeroporto, com 73 alqueires (540 x 3,3 mil metros); a outra é uma área que prevê a ampliação da estrutura, com mais 35 hectares (540 x1,4 mil metros). O prefeito comentou que “estamos seguindo os trâmites técnicos para viabilização da obra. Já temos dois estudos técnicos de viabilidade, agora a declaração de utilidade pública e na sequência a assinatura do convênio entre a SAC [Secretaria de Aviação Civil] e Governo do Estado para elaboração dos projetos e posterior desapropriação e construção”. A SAC se dispôs a liberar a verba com vistas à elaboração dos projetos, cujo valor estimado deve ser de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões.