Apae vai ganhar sede própria
Nos próximos dias será inaugurada a sede própria da APAE de Enéas Marques. A base física do prédio, com salas de aulas e administrativas, está pronta. No momento está sendo priorizado o trabalho de construção de muros, calçadas, grades de proteção e a cobertura de uma área de 70 metros quadrados que será usada para atividades de lazer. Atualmente 27 alunos, crianças e adultos, frequentam a APAE, com atividades em meio período. Futuramente a intenção da diretoria é que o atendimento seja prestado o dia todo.
O médico veterinário da Seab, Valmor Vanderlinde, presidente da Apae de Eneas Marques, destaca o apoio do governo federal, da Prefeitura de Eneas Marques e da comunidade para a conquista da sede própria. O Governo Federal, gestão anterior, liberou R$ 100 mil para a construção. O auxílio da prefeitura foi de R$ 50 mil e o restante veio com promoções e participação direta da comunidade, inclusive para a manutenção da escola. Outra colaboração foi do DER que cedeu a madeira retirada das árvores da faixa de domínio da rodovia, próximo da cidade. O dinheiro da venda da madeira foi destinado à Apae.
Depois da conclusão da nova sede, segundo Vanderlinde, outros projetos serão priorizados e espera que sejam concretizados em 2003. Um deles é a construção de um barracão para trabalhos de profissionalização dos alunos adultos, especialmente na área de marcenaria. Também será preciso adquirir as máquinas e equipamentos necessários. O outro é a edificação de um mini ginásio de esportes ao lado da escola, em terreno que já pertence à Apae.
Nossa meta é que nenhuma criança com necessidades especiais fique fora da Apae e para tanto também estamos fazendo um trabalho em todo o município para que aquelas que ainda não participam sejam integradas nas nossas atividades “, comentou Valmor. Também valorizou o trabalho dos professores e profissionais de diversas áreas que atuam na escola . “Temos uma excelente equipe e neste ano também queremos uma melhor valorização destes profissionais que atuam com os nossos alunos “, comenta.