A Associação de Recolhedores de Materiais Recicláveis de São Jorge D’Oeste (Acamars) definiu a diretoria e agora será formalizada a concessão de estrutura do poder público para a entidade.
Na tarde de ontem, 12, foi fundada, em São Jorge D’Oeste, a Associação de Recolhedores de Materiais Recicláveis de São Jorge D’Oeste (Acamars). Na ocasião, durante a assembleia, definiu-se o estatuto social da entidade e foram escolhidos os membros dos conselhos Fiscal e Administrativo. O primeiro presidente eleito foi Dorival Correia Pinto.
O secretário de agricultura, Alessandro Agostini, coordenou a assembleia de fundação. “Era um momento muito esperado. Estamos há alguns anos buscando formalizar essa associação, pois já temos um barracão construído, equipamentos em funcionamento e agora estamos finalizando o processo de criação para conceder as estruturas aos catadores, que vão poder trabalhar de forma adequada. São 13 famílias sócias dessa entidade que vão recolher e destinar corretamente os resíduos recicláveis”, resumiu.

Ele destaca que a coleta de recicláveis gera economia para o poder público. “Esses materiais, sendo coletados pela Associação, não vão ser levados para o aterro de forma incorreta e isso minimiza as despesas da Prefeitura. Por isso, desde já, pedimos para a população fazer a separação do lixo. Assim que formalizarmos a Associação, já vai acontecer a concessão do barracão e dos equipamentos e vamos começar a campanha de educação. Já temos o caminhão, os sacos amarelos, que já existiam uma vez, num projeto que será reativado e vamos continuar agora para que o pessoal da associação possa gerar renda e ter trabalho com o lixo reciclável. Vale lembrar que já, há 60 dias, aconteceu a cessão precária e agora vamos formalizar para termos uma coleta seletiva adequada”, celebrou.
O presidente eleito, Dorival Correia Pinto, falou sobre a importância do trabalho em equipe. “Agora o nosso objetivo é ficar unido, colocar o trabalho em prática e cada vez melhorar mais. Muitos anos nós trabalhamos em terreno no ar livre, agora, com a ajuda da Prefeitura, recebemos um barracão e temos que nos unir para que o trabalho ande. Já começamos há alguns dias, graças a Deus, está tudo certo e creio que vai melhorar cada vez mais”, conclui Dorival.
Primeira diretoria da Acamars
Presidente: Dorival Correia Pinto
Vice-presidente: Amadeu Alves de Ramos
Secretário geral: Valderi Dos Santos
Tesoureiro: Marcos Rogério da Rosa
Diretor de patrimônio: Jorge Alves
Coordenador: Daniel Bueno dia Santos
Conselho Fiscal: Daniel Bernardo dos Santos; Roseli Alves de Ramos e Rosane Alves de Ramos