Agora, em 270 dias, obra deverá ser entregue pela Construtora Brasileira de Obras (CBO) de Dois Vizinhos.

Na manhã de quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores de São Jorge D’Oeste, aconteceu a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova escola de tempo integral no município. O investimento é de quase R$ 4 milhões e foi conseguido através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal.
A Construtora Brasileira de Obras (CBO), empresa do grupo Engenhar, de Dois Vizinhos, será responsável pela obra, com prazo de entrega de 270 dias. No evento, que teve presença de autoridades, representantes da educação e da sociedade, foi feito um apanhado histórico sobre como foi conseguida a verba para a escola. “É um sonho que estamos realizando e lutamos muito para chegar aqui. Foi em uma viagem para Brasília (DF) que começamos a lutar pela escola. A gente precisava achar um terreno e, por isso, teve todo o trâmite de desapropriação, brigas na justiça até que conseguíssemos, com a ajuda dos deputados Assis do Couto (PT) e Zeca Dirceu (PT)”, resumiu o prefeito Gilmar Paixão (PT).
Antes da assinatura, Caubé Arruda e Francisco Pizatto, da CBO, apresentaram o grupo Engenhar, falaram sobre a empresa e a obra. “Sabemos da luta que foi para conseguir essa obra e, agora, queremos entregá-la da melhor forma possível e dentro de todas as normas. Nossa empresa se preocupa com a qualidade e o acabamento da obra prestado, pois sabemos que esse é um legado que vai ficar para muitos anos”, disse Francisco.
O secretário de educação de São Jorge D’Oeste, Jovandir Tessaro, também destacou a conquista. “Foram momentos de dúvidas se íamos conseguir ou não a escola. No final de 2013, tínhamos que conseguir um terreno de 80×100 metros. Mesmo sem ter a certeza de conseguir a obra, o prefeito foi audacioso, desapropriou o terreno e fez a terraplanagem e tudo deu certo”, conta. O investimento é de extrema importância para a educação do município. “A única escola que ainda não temos ensino integral é a Escola Municipal São Jorge e, com a nova estrutura, vamos poder oferecer isso”, completou.
O secretário ainda destacou outras ações feitas para melhorar o ensino no município. “Em geral temos diversas melhorias, como os novos ônibus para o transporte escolar, na alimentação das crianças, além da adoção do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo. Para 2015, a novidade é a distribuição de uniformes para todos os alunos”, conclui.
Osmar Marmit (PDT), presidente da câmara, também falou sobre a nova escola. “Temos que destacar o empenho do prefeito e dos vereadores, que sempre apoiaram a decisão e trabalharam muito para conseguir essa escola”, disse.
Por fim, o prefeito Gilmar Paixão (PT), também falou sobre o dia histórico. “É um momento histórico para São Jorge D’Oeste. Vimos a possibilidade de conseguir a escola e começamos a argumentar e tentar trazer o investimento para o município. Muita gente se envolveu no trabalho e deu tudo certo”, disse. Ele ainda falou sobre algumas outras obras que estão sendo feitas e exaltou a parceria com a câmara de vereadores.