Autoridades destacam esforços para a abertura do Hospital Municipal
A solenidade de inauguração do Hospital Municipal Santa Rita, de Ampere, reuniu milhares de pessoas na noite de sexta-feira, 3. Construído com recursos dos governos federal e municipal, a obra está funcionando inicialmente com o serviço de pronto atendimento 24 horas.
O prefeito em exercício de Ampere, Nereu Perondi (PMDB); os secretários estaduais Caíto Quintana (Casa Civil) e Orlando Pessuti (Agricultura), o deputado federal Assis do Couto (PT), o chefe da 8ª Regional de Saúde, Odoni Quintana, e o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Ênio Dacroce, prestigiaram a inauguração.
Roberto Dettoni (PMDB), prefeito licenciado e candidato à reeleição, não participou da cerimônia. A legislação eleitoral proíbe a participação dos candidatos à reeleição em inaugurações e de discursar na entrega de obras à população. Nereu Perondi destacou a data como importante ?para a concretização deste sonho?. Ele lembrou das visitas que fez em 1999 a hospitais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ?onde bons serviços eram executados?.
Perondi agradeceu os apoios dos deputados federais Moacir Micheletto (PMDB), Assis do Couto (PT) e Nelson Meurer (PP) e do chefe da Casa Civil do Governo, Caíto Quintana, para a conclusão da obra e obtenção de recursos para móveis e equipamentos. Disse ainda que ?é um dos maiores sonhos que tive na minha vida, de poder oferecer um serviço de saúde (pública)?.
Compromisso
O chefe da 8ª Regional de Saúde, Odoni Quintana, disse que em 2003 esteve em Ampere e prometeu à administração municipal que ?íriamos achar uma solução (para o hospital). Era um compromisso da administração municipal e da 8ª Regional?. Vários equipamentos para o hospital foram conseguidos via Reforsus (programa do Ministério da Saúde).
Caíto Quintana enfatizou o empenho do governo estadual e do prefeito Roberto Dettoni para que o Hospital Municipal começasse a funcionar. ?Foi uma pedra no sapato de todo mundo pra que esse hospital pudesse funcionar?, comentou, anunciando que o governo estadual está destinando uma ambulância para os serviços de saúde de Ampere, uma para a 8ª Regional de Saúde e uma para o CRE (Conselho Regional de Especialidades), em Francisco Beltrão. Disse ainda que nos próximos dias começa o asfaltamento da segunda pista da avenida das Missões.
Ações preventivas
As ações na área de saúde e ação social do governo Roberto Requião (PMDB) couberam ao vice-governador Orlando Pessuti. ?Uma das coisas que mais temos feito no governo Requião e Pessuti é prevenir a saúde das pessoas?, comentou. Para Pessuti, o programa social Luz Fraterna permite que pessoas de baixa renda possam conservar seus alimentos, evitando as contaminações e intoxicações por injestão de comidas estragadas.
Pessuti destacou como importante para as famílias de baixa renda, os programas de distribuição de um litro de leite ? o Leite das Crianças -, o Tarifa Social da Sanepar, as obras de expansão das redes d´água tratada e de esgoto no Paraná e as campanhas de vacinação das crianças. ?São ações preventivas?, enfatizou.
Assis do Couto, deputado federal pelo PT, disse que não faltarão esforços para viabilizar verbas à nova casa de saúde construída no bairro São Francisco de Assis. ?Não faltarão esforços para que este hospital seja um orgulho para a população?, prometeu o parlamentar. O prefeito em exercício Nereu Perondi aproveitou a presença do vice-governador Orlando Pessuti para solicitar o apoio do Governo do Paraná na manutenção (material básico) do hospital. Para os próximos meses são esperadas as liberações de recursos de emendas ao Orçamento da União de 2004, uma do deputado Micheleto, de R$ 68 mil para a aquisição de um aparelho de ultra-sonografia, e uma de R$ 30 mil para o fornecimento insumos e medicamentos, do deputado Assis Couto.