
As chuvas que caíram sobre a região durante toda a quinta-feira, 18, alcançaram números preocupantes de precipitação. Só em Francisco Beltrão foram cerca de 105 milímetros, e outros municípios registraram mais ainda. Em Realeza foram 128mm e em Bom Jesus, 124mm, por exemplo.
Toda essa chuva deixa população e entidades em alerta. Segundo o major Antônio Schinda, comandante do Corpo de Bombeiros em Francisco Beltrão, entrevistado pouco antes das 15 horas de hoje (sexta-feira, dia 19), nenhum prejuízo foi registrado oficialmente (através de Formulário de Desastre) nos 27 municípios da região de responsabilidade do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independentes.
No entanto, ele informou que os bombeiros estão de prontidão, monitorando principalmente o nível do Rio Marrecas, que continua subindo, afetado pelas chuvas em Beltrão e também na região. Segundo ele, os barcos e jet-skis dos bombeiros já estão prontos para o caso de o rio transbordar.
“O rio chegou a subir 25 centímetros por hora, mas agora está mais lento, já que as chuvas deram uma parada. Então por enquanto está tranquilo e a expectativa é de que se a chuva não recomeçar, logo o rio vai baixar”, comenta o major. No entanto, há previsão de chuvas para a noite.