Cacispar cria núcleos de Associações Comerciais
A Cacispar (Coordenadorias das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) está criando quatro núcleos microrregionais de associações comerciais. As maiores associações comerciais poderão atender e a oferecer programas e serviços que as associações de menor porte não podem por terem demanda menor.
A criação dos núcleos microrregionais permitirá uma aproximação maior da Cacispar em relação às associações comerciais dos pequenos municípios. Através da Cacispar e das associações comerciais são desenvolvidos vários projetos da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), como o Paraná Digital (linha de financiamento do BB para a compra de computadores pelas microempresas com baixas taxas de juro), o DTCom (entidade especializada na realização de cursos e treinamentos a distância, via Aces) e o Proe (Programa de Estágio Orientado) que possibilita aos estudantes universitários a realização de estágios em empresas e entidades.
A articulação para criar os núcleos aconteceu nas reuniões da Cacispar realizadas em Ampere, Dois Vizinhos, Pato Branco e em Francisco Beltrão. Com os núcleos, a Cacispar pretende criar dinâmicas, trocar experiências, promover negociações e compras conjuntas de produtos com a participação das entidades empresariais.
Em breve, dois representantes de cada núcleo de Aces do Sudoeste participarão de encontro para troca de experiências com as associações de núcleos da região Oeste do Paraná, onde o projeto de aproximação já é desenvolvido. A parceria envolve a Faciap, Cacispar, Confederação das Associações Comerciais Brasileiras, Sebrae e a Agência de Desenvolvimento.
?Nós queremos desenvolver o potencial dos líderes e criar agentes transformadores. Este novo comportamento mundial exige dos empresários uma visão mais generalizada do processo. Só assim chegaremos ao desenvolvimento sustentável?, destaca o presidente da Cacispar, João Penso Netto.
As áreas geográficas de cada núcleo já foram definidas, mas pode haver alterações.
Composição dos núcleos – Núcleo da Fronteira: associações de Capanema, Realeza, Planalto, Pérola, Bela Vista da Caroba, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul e Barracão.
Núcleo do Norte: associações de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Boa Esperança, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, São Jorge D´Oeste e São João.
Núcleo do Centro: Francisco Beltrão, Verê, Itapejara, Renascença, Marmeleiro e Eneas Marques.
Núcleo ainda sem nome definido: associações de Chopinzinho, Coronel Vivida, Bom Sucesso do Sul, Pato Branco, Vitorino, Mariópolis, Clevelândia e Palmas.