6.6 C
Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Campanha do Sesc-Senac arrecada mais de 212 toneladas de alimentos no Estado

A campanha foi criada para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Ação conjunta entre o Sistema Fecomércio (Sesc-Senac) e empresas de comunicação – Rede Massa/SBT, RIC/Record, TV Paraná, Rede Band TV Band/Paraná; rádios filiadas à Associação das emissoras de Radio do Paraná (Aerp), e jornais que fazem parte da Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) arrecadou 212.372 quilos de produtos entre 16 de abril e 9 de julho. A campanha foi criada para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 entre as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Foram arrecadados alimentos, materiais de higiene e limpeza além de máscaras, luvas descartáveis e álcool em gel. A campanha estadual do Mesa Brasil continua em todo o Estado. Na região Sudoeste, as doações podem ser feitas nas unidades do Sesc de Francisco Beltrão, Palmas e Pato Branco. Nos mercados de Francisco Beltrão: Super Vipi, Super Pão, Mano Manfroi e Ítalo.

Do total, 205.714 quilos são de alimentos; 5.138 kg de produtos de limpeza, e 1.520 quilos de itens de higiene, todos arrecadados nos postos de coleta localizados nas unidades de serviço do Sesc e do Senac, de quatro cidades. O Exército Brasileiro tem apoiado a iniciativa e auxiliado na logística da campanha.

- Publicidade -

As doações são encaminhadas e distribuídas pelo Programa Mesa Brasil, presente em sete unidades do Sesc, às instituições sociais cadastradas. São parceiros da iniciativa os sindicatos patronais do comércio filiados à Fecomércio do Paraná, às câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, às prefeituras, empresas e pessoas físicas que também podem doar para a campanha.

Mais de 33 mil quilos de produtos são arrecadados na Região Sudoeste

JdeB – Na Região Sudoeste do Paraná o Programa Mesa Brasil arrecadou 33.531 quilos de produtos, principalmente de alimentos perecíveis e não perecíveis. Foram conseguidos 33.428 quilos de alimentos e 103 quilos de produtos higiene e limpeza.

Entre os alimentos, as maiores doações foram de tomates, que totalizaram 20 toneladas. Estas frutas foram doadas pelos produtores rurais Pedro e Armindo Francio, de Vista Alegre, Eneas Marques. Também foram recebidas quantidades expressivas de laranjas, poncans e verduras – folhosas.

Denise Trindade, nutricionista e integrante da coordenação do Mesa Brasil em Francisco Beltrão, avalia que a quantidade de doações poderia ter sido maior “se não tivesse outras campanhas” sendo desenvolvidas no mesmo período. O pessoal do Mesa Brasil foi a campo recolher produtos perecíveis – verduras e frutas.

A iniciativa beneficiou 34 entidades assistenciais de Francisco Beltrão, Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Eneas Marques, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Marmeleiro, Palmas, Renascença e Vitorino. As secretarias municipais de Assistência Social de Beltrão, Palmas e Pato Branco conseguiram atender cerca de seis mil pessoas, de seus cadastros.

Apae de Marmeleiro
A Escola Especializada Entre Amigos, mantida pela Apae de Marmeleiro, foi uma das entidades beneficiadas pela ação. Suzane Scandolara Campra, diretora da escola, comentou que “a parceria foi bem legal com o Mesa Brasil”. Foram preparados e entregues para as famílias kits de alimentos contendo frutas, verduras e legumes. Estes kits foram entregues para as famílias mais carentes.

As famílias vieram buscar os kits na escola, que funciona no Bairro Ipiranga. “Foi bem positiva [a iniciativa], nossas famílias precisam”, frisa Suzane.

Irmãos doam tomates
Os irmãos Armindo e Pedro Francio, de Vista Alegre, Eneas Marques, doaram cerca de 20 toneladas de tomate. A safra deste produto foi muito boa na propriedade dos dois irmãos. Eles doaram grandes quantidades de tomate para o Mesa Brasil e outras entidades porque é um produto que os compradores – redes de mercados e supermercados – não aceitam. São tomates que pegaram um pouco de frio e aparece uma pequena mancha próxima do cabo. Os compradores acabam não aceitando. Mas Armindo ressalta que é um produto de boa qualidade para o consumo.

Os irmãos Armindo e Pedro Francio, de Vista Alegre, Eneas Marques, doaram boa quantidade de tomates para a campanha.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques