8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

“Cautela e muita prudência para evitar dificuldades”

Prefeito Celso Pilonetto (PSDB) revela preocupação sobre como será o andamento deste ano.

 

Lago Municipal de Bom Sucesso, um dos mais belos parques da região.

 

O ano de 2014 não foi dos melhores para os municípios do Sudoeste, de maneira geral, e parte disso foi em função do agravamento da saúde financeira do Estado e do País, somada aos grandes eventos nacionais – Copa do Mundo e Eleições -, que frearam a liberação de recursos e realização de vários projetos. Contudo, alguns municípios da região conseguiram fechar o ano com saldo positivo, mas já adiantam que não esperam o mesmo desempenho para este ano.
“A expectativa não é boa. Corte de recursos acontecendo, dificuldade dos governos e isso tudo faz com que a gente também tome algumas precauções. Cautela e muita prudência, pra lá na frente não sofrer consequências ou enfrentar dificuldades, como não conseguir cumprir nossos compromissos”, afirma o prefeito Antônio Celso Pilonetto (PSDB), de Bom Sucesso do Sul.
O prefeito ressalta que o município fechou o ano com superavit, mas reforça que ainda no ano passado a administração iniciou cortes de despesas. “Tivemos uma queda razoável do FPM. Conseguimos fechar o ano com todos os compromissos liquidados. Também no início deste ano já encaminhamos a documentação para o Tribunal de Contas garantindo nossas negativas para possíveis convênios. Além disso, aproveitamos janeiro e fevereiro, pela paralisação das férias e do setor rodoviário, para fazer economia e sobrar alguns recursos”, relata.
Para o gestor, diante da situação dos governos do Estado e Federal, cresce a preocupação e dificulta o planejamento de novos investimentos para o município. “A preocupação é grande sobre como vai se desenvolver o ano. Estamos segurando como podemos, dando andamento em algumas obras menores com recursos próprios para não ficarmos paralisados. Nossa arrecadação é tão pequena que pagamos apenas a folha (salarial) e os compromissos assumidos mensalmente, mas o investimento se torna muito reduzido”, destaca o prefeito.

- Publicidade -

 

Prefeito Celso Pilonetto iniciou cortes de despesas 
ainda no ano passado, para manter as contas em dia.

 

Obras em andamento

O município mantém algumas obras com a expectativa de novos recursos em breve. “Temos convênio com o governo do Estado em calçamento que poderemos retomar a partir de abril, é um promessa, mas não temos certeza. Também temos algum recurso do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) ainda em andamento, que são obras de calçamento”, conta Pilonetto.
A administração pretende ainda iniciar algumas reformas de prédios públicos, como a Escola Municipal Irmã Neli e a Prefeitura, ambas as construções com mais de 20 anos já necessitam reformas.

Agricultura vai bem
Se por um lado a economia não segue como o esperado, por outro, a safra agrícola agrada o prefeito Celso Pilonetto. A colheita do milho foi muito boa, com excelente produtividade, e os produtores utilizam agora a área para o plantio de feijão, que com o clima propício tem apresentando ótimo desenvolvimento.
“A preocupação é com relação ao final da colheita da soja, porque grande parte já foi colhida. A qualidade e a produtividade são boas, mas esperamos o desenvolvimento a nível nacional, exportação e estoque, aguardar o futuro. De modo geral, a colheita de grãos foi excelente, e esperamos agora a colheita do feijão, que teve uma área de foi plantio significativa”, destaca.
A administração também já retomou a recuperação de estradas no interior do município. “Estamos adequando as estradas rurais, principalmente porque em dezembro e janeiro choveu bastante e muitas estradas foram danificadas. Teve dias que choveu quase 300 milímetros. Estamos trabalhando nas comunidades Santa Catarina, São Cristóvão, São Sebastião, Tiradentes e Teolândia, e depois seguiremos para a comunidade Sagrada Família, na divisa com Beltrão”, afirma o prefeito.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques