Geral

A abertura da linha aérea entre os aeroportos de Francisco Beltrão e Afonso Pena, de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, recolocou o nosso município novamente no “mapa da aviação comercial” brasileira. Nossa linha aérea começou dia 22 de outubro e se prolongou até 31 de março. Apesar do pouco tempo, a linha mostrou a importância de se ganhar tempo nas viagens a passeio ou a negócios. Hoje, principalmente, as empresas industriais precisam ganhar tempo nos deslocamentos para resolver situações e fechar negócios.
A abertura de dez linhas aéreas para cidades-polo do Paraná só foi possível porque o Governo do Estado reduziu a alíquota do combustível de aviação cobrado das companhias. De sete cidades atendidas com linhas aéreas, o Paraná saltou para 20 cidades com linhas aéreas. Foi um marco! Um gol do governo Carlos Massa Ratinho Júnior. A cada linha nova, maior a redução da alíquota para TAM, GOL e Azul.
A linha Francisco Beltrão-Afonso Pena, operada pela companhia TwoFlex três vezes por semana, tinha a maior demanda entre as dez cidades-polo por ela atendidas. A média variava de cinco a sete passageiros por voo. Muito deste resultado se deve ao esforço conjunto da sociedade civil, poder público e as agências de viagens.
Mas a companhia TwoFlex foi comprada pela Azul em fevereiro, em março veio a pandemia do novo coronavírus e a paralisação de todos os voos das dez cidades atendidas pela TwoFlex, mais Pato Branco e Toledo, que eram atendidos pela Azul, com voos diários ao Afonso Pena. Agora, uma novidade: A Azul incluiu no seu site Francisco Beltrão como uma das cidades atendidas com linha.
Ainda não há previsão para retomada de voos da Azul Conecta, mas já é um alento. A retomada dos voos dependerá de negociações entre a companhia e o Governo do Estado. Mas, ao que parece, nossa cidade continua entre as prioridades da Azul Conecta, novo nome da subsidiária da Azul Linhas Aéreas. No Mato Grosso, Amazonas e São Paulo, os Caravan da companhia voltaram a fazer as linhas normais.
A intenção da Azul é atender 200 cidades brasileiras, parte delas pela Azul Conecta que utiliza os aviões monomotores Cessna Gran Caravan 208 com capacidade para nove passageiros. A nova companhia quer ampliar a capacidade dos aviões de nove para 12, o que poderia reduzir o preço das passagens. Nos Estados Unidos, o Cessna Gran Caravan tem certificação para voar com 12 passageiros e o piloto.