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Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Com alterações no projeto, obras da trincheira recomeçam

Cruzamento da Rua Mário de Barros com Avenida Rio Grande do Sul vai ganhar nova estrutura para melhorar o tráfego de veículos.

O projeto passou por adequações e a obra pode ser retomada na última segunda, 13.

Sexta-feira, 10, foram retomadas as obras do viaduto (trincheira) no cruzamento da Rua Mário de Barros com a Avenida Rio Grande do Sul, em Dois Vizinhos. Assim que foram iniciadas as obras, perceberam-se algumas necessidades de alterações no projeto original, principalmente, no método da fundação já que o proposto inicialmente,era a escavação, entretanto, o impacto gerado no solo e sua execução gerava risco de danos nas edificações próximas da área de intervenção da obra.

Os engenheiros consideraram seguir a obra com ‘cravação método que gera vibração muito acentuada no solo e, em observância, as edificações próximas, percebeu-se que as mesmas não possuem estruturas adequadas e dimensionadas para suportar as vibrações, podendo ocorrer problemas estruturais como trincas e rachaduras de vigas ou lajes, além de recalques, entre outros, que poderiam causar danos financeiros ao município.

A solução técnica mais adequada foi realizar a substituição por fundações escavadas que possuam um formato menos agressivo e sem propagação de vibração durante a execução. O processo também minimiza os riscos de desmoronamento de solo dos cortes, além de prover economia e celeridade no processo executivo destes elementos, mantendo a mesma capacidade de carga dos elementos previamente previsto.

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Além da nova metodologia, foi alterada a extensão das paredes de contenção, uma vez que, sem a compactação adequada do solo, com o tráfego de veículos previsto para o local, poderia futuramente comprometer a integridade do pavimento das alças de acesso da travessa Santo Pinto Pedroso e na Rua Mário de Barros. Desta forma, foi concebida a execução de vigas de equilíbrio armadas que farão a amarração em elementos de fundações escavadas, com a compactação do solo atrás das paredes de contenção, garantindo assim, que o solo de suporte das alças atinja um grau de compactação que suportará as cargas relativas ao trânsito das alças de acesso.

O tablado da pista de rolamento também sofreu alterações no projeto, passando de maciço para pré-fabricado e concreto armado in loco. Devido ao aumento da meta física houve alterações nos quantitativos previamente informados no projeto antigo e foram adequados e apresentados conforme planilha de quantitativos atualizada, onde houveram elementos previstos e necessários na obra, os quais, parte destes, foram reduzidos ou suprimidos, pois, deixarão de ser necessários e outros acrescidos de quantidades necessárias para atender o projeto.

A obra foi licitada, inicialmente, em R$ 2,1 milhões e, com as alterações, houve um acréscimo de 9,57%, passando para R$ 2.301.114,56, cuja diferença será custeada com recursos próprios do município. O projeto será executado com recursos de um financiamento junto ao Paraná Urbano. A previsão da empresa é de que, a obra, se o tempo permitir, até o final do ano, deva estar pronta e liberada.

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