6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Com igrejas fechadas, Marmeleiro realiza missa a céu aberto e fiéis dentro dos carros

O modelo drive-in foi a alternativa para celebrar o Dia dos Colonos e Motoristas durante a pandemia.

Celebração foi realizada no estacionamento da sede
da Guarda de São Cristóvão e transmitida pela Rádio Cristal FM e redes sociais.

Com o altar improvisado na carroceria de um caminhão e fiéis acomodados dentro dos carros em vez dos bancos de igreja, Marmeleiro celebrou o tradicional Dia dos Colonos e Motoristas no último domingo. A celebração em homenagem a São Cristóvão foi a alternativa encontrada para não deixar a data passar em branco num período em que aglomerações estão proibidas – inclusive em templos religiosos.
A aposta da Paróquia e da Guarda de São Cristóvão deu certo: mesmo sem o almoço e a festa com premiações, muita gente participou da missa campal. A família do pedreiro aposentado Nelson Brustolin estava desde o início do ano sem poder acompanhar uma celebração pessoalmente. “A gente tinha o costume de ir à missa, mas desde que começou essa pandemia não deu mais e o jeito foi só escutar de casa, pelo rádio”, comenta.
O modelo drive-in permite que as pessoas acessem serviços de dentro do carro e está se tornando novamente popular neste ano, com a realização de eventos e shows neste formato.
O pessoal da Guarda organizou todos os veículos pra que ninguém tivesse a visão prejudicada por outros veículos. A parte mais alta que era usada como estacionamento na sede da entidade também foi ocupada, inclusive por caminhões. “É a primeira vez que estamos participando de uma missa assim e ficou legal porque é uma forma de manter a tradição”, comentaram os amigos Jeferson, caminhoneiro, e Gilberto, borracheiro, que acompanharam tudo da cabine do FH.
De dentro dos veículos, as pessoas não têm contato umas com as outras e evitam o contágio pelo coronavírus. Mesmo quem estava trabalhando na celebração usava máscara e procurava manter o distanciamento. O único contato mais próximo foi no momento da comunhão, mas padres e ministros levavam a hóstia até os carros e a alcançava nas mãos dos fiéis. Quem não pôde ir até o local conseguiu acompanhar a celebração pela Rádio Cristal FM e redes sociais.

Precaução e solidariedade
O dia ensolarado e com temperatura agradável seria perfeito para a festa dos colonos e motoristas, mas a organização não lamenta, pois sabe que o ideal neste momento é seguir as orientações das autoridades de saúde. “A data já estava agendada desde o início do ano, tivemos que nos reorganizar e pra não deixar passar em branco conversamos com o padre pra fazermos de uma forma diferente. Deu certo”, explica Aldemir Paiva Silveira, presidente da Guarda. A missa foi celebrada pelos padres Adenilso Barbon e Marcos Tonial.
Depois teve a bênção dos veículos na Avenida Macali, seguindo o mesmo formato dos outros anos. Desta vez, porém, as ofertas feitas pelos motoristas serão destinadas à campanha AME Valentin, que está arrecadando recursos para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal do garotinho. Quase R$ 6,5 mil foram levantados na ação e repassados à família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques