65% dos eleitores do Paraná vão votar com impressão digital nas eleições de 2016.

Nas eleições para prefeito e vereador de 2016, 65% do eleitorado do Paraná já vai votar em urnas com identificação da impressão digital – a biometria. Esse sistema procura dificultar ainda mais as fraudes no processo eleitoral e as grandes comarcas do Sudoeste, como Francisco Beltrão e Pato Branco, já estarão incluídas nesses 65%. Mas a zona eleitoral de Barracão vai ser a primeira da região a registrar seus eleitores.
A implantação da identificação por biometria no Paraná começou em 2010, entretanto, antes de 2015 atendeu poucos municípios. A previsão, agora, é começar 2016 com o sistema funcionando em quase 100 municípios paranaenses, em um processo de instalação dividido em duas fases.
Os cartórios eleitorais de Francisco Beltrão e Pato Branco serão atendidos na segunda fase, que começa em setembro de 2015 e deve terminar até janeiro de 2016 – a tempo para as eleições. Já o cartório de Zona Eleitoral de Barracão, que tem 14.573 eleitores e abrange os municípios de Barracão, Salgado Filho e Bom Jesus do Sul, entra na primeira fase, que já está começando, com municípios como Ponta Grossa, Cascavel e Toledo.
Segundo o assessor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marden Machado, a divisão de municípios em fases foi feita atendendo a dois critérios principais: “Deixamos para cadastrar primeiro os municípios maiores em número de eleitorado na zona eleitoral, ou então outros que se manifestaram interessados em adiantar o procedimento”.
A chefe do Cartório Eleitoral de Barracão, Fernanda Kalil Fagundes, comenta que, no município, o recadastramento começa no dia 7 de julho e se estende até 4 de setembro. Para isso, “todos os eleitores devem comparecer ao Fórum Eleitoral com Título de Eleitor, algum documento de identidade e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e 18h”, afirma.
Para garantir a participação de todos, Fernanda informa que o cartório está divulgando através de rádios, jornais, contato direto e material de divulgação, porque o processo é obrigatório e nenhum eleitor pode ficar de fora.
O prefeito de Salgado Filho, Alberto Arisi (PMDB), reforça que os municípios estão se organizando para que os moradores possam comparecer ao recadastramento. “Em Salgado Filho, que é mais longe, vamos ter um ônibus disponível todos os dias para levar eleitores para Barracão”, afirma.
Biometria pretende impossibilitar fraude
De acordo com Fernanda, a Comarca de Barracão busca realizar uma revisão do eleitorado há algum tempo, então vai aproveitar essa ocasião para renovar esses cadastros. “É um pedido das municipalidades, para rever os eleitores que são moradores mesmo”, completa.
O prefeito salgadense acrescenta que esse recadastramento vai fazer com que os eleitores que moram fora do município tenham que voltar para o cadastro. “Por isso, apenas pessoas que têm algum vínculo ou real interesse com o futuro do município vão viajar para recadastrar e continuar votando”, analisa o governante.
Beto comenta, ainda, que a biometria vai agilizar o processo, “não vai mais ser preciso comprovar a identidade com documentos na hora de votar, só usar a impressão digital”.
Além disso, Marden, do TRE- PR, garante que a vantagem da identificação por impressão digital é acabar de vez com algum tipo de fraude eleitoral. “Vamos fechar completamente o processo, cada eleitor vai ser identificado e vamos eliminar qualquer possibilidade de uma pessoa votar no lugar da outra”, atesta.