Sanepar recomenda que a população colabore com o uso racional da água.

A Sanepar começa hoje sistema de rodízio no abastecimento de água nas cidades de Santo Antônio do Sudoeste e de Pranchita, com previsão inicial de cinco dias.
A medida é necessária porque a estiagem prolongada diminuiu drasticamente a vazão dos mananciais subterrâneos (poços), que abastecem os dois sistemas, reduzindo em mais de 50% a captação e produção de água tratada. Além disso, as altas temperaturas têm provocado elevação no consumo de água 20% acima da média para esse período do ano.
Durante o período de rodízio, para que todas as regiões sejam atendidas com água tratada, foi feita uma divisão das cidades em setores que vão ter o abastecimento de forma alternada, com paralisação sempre no período da tarde.
“A Sanepar adotou todas as medidas emergenciais para garantir o abastecimento, porém não está sendo suficiente para manter a regularidade no abastecimento. O rodízio é a alternativa encontrada para que os imóveis de todas as regiões das duas cidades recebam água tratada por pelo menos 18 horas diárias”, informa o gerente regional da Sanepar, Ativo Miguel Beier. Ele lembra que a medida é temporária e que, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água.
A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.
Chuvas na Fronteira
O JdeB conversou, por telefone, ontem, com os comunicadores Ilmar Auth, de Santo Antonio, e Paulo Martini, de Pranchita, sobre esta situação. Ilmar disse que faz tempo que não cai uma chuva boa em Santo Antonio. A última chuva prolongada foi no começo de dezembro, no dia da abertura da programação de Natal. Mas Ilmar ressalta que faz mais de 30 dias que não chove no município por vários dias seguidos.
Ele relatou que em alguns bairros de Santo Antônio os moradores vêm reclamando da falta de água.
Em Pranchita toda semana está chovendo. Porém, a volume de precipitações é pequena. Mas Paulo Martini ressalta que as chuvas são esparsas. Ora chove em Santo Antônio e do lado da Argentina, ora em Pranchita.
Paulo contou que ontem estava um sol forte e “ardido” em Pranchita. Já em Santo Antônio deu uma pancada rápida de chuva.
Santo Antonio do Sudoeste
A interrupção diária se prolongará das 13h30 às 19h com previsão de normalização gradativa em até três horas após o horário de abertura. Esta orientação vale para Pranchita e Santo Antônio.
10/01/2020 – Sexta-feira – Bairro Sete de Setembro e Jardim Arisi.
11/01/2020 – Sábado – Centro.
12/01/2020 – Domingo – Vila Aurora.
13/01/2020 – Segunda-feira – Vila Catarina, Novo Horizonte e Parque das Embaúvas.
14/01/2020 – Terça-feira – Parte Central.
Pranchita
10/01/2020 – Sexta-feira – Loteamento Central.
11/01/2020 – Sábado – Bairro Fundo de Vale.
12/01/2020 – Domingo – Parte Central.
13/01/2020 – Segunda-feira – Bairro Polar e Linha Seca.
14/01/2020 – Terça-feira – Parte Central.