Em Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste e Boa Esperança do Iguaçu as posses aconteceram no domingo e tiveram o prestígio das respectivas autoridades.

Fotos: Assessoria;
No último domingo, 10, aconteceram as cerimônias de diplomação e posse dos conselheiros tutelares em Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste e Boa Esperança do Iguaçu. Os eleitos permanecem no cargo até 2019. Todos foram eleitos em processo eleitoral que, neste ano, foi unificado e aconteceu no dia 4 de outubro de 2015 em todo o Brasil.
Em Dois Vizinhos, a diplomação e posse aconteceu no gabinete do prefeito Raul Isotton (PMDB) e foi bastante simples. Participaram do evento, o presidente da Câmara Gelson Lindner (PV), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Gilberto Silva, da secretária de Assistência Social Marinês Romancini e da ex-presidente do Conselho Tutelar Cleucimara Molon, que deixou o cargo.
Na eleição, pouco mais de 10% dos eleitores duovizinhenses votaram para escolher os novos conselheiros tutelares. Adilson Rosa fez 381 votos, Cibele Resende 334, Juliano Rodas 309, Seu Perão 231 e Claudinei Fragoso fez 228 votos. Os suplentes Bruno Lima, Edimar Ribeiro de Lima e Marlene Piana também foram diplomados e estão aptos para assumir em qualquer período durante o mandato.
Boa Esperança do Iguaçu
Em Boa Esperança, a posse aconteceu na sede do Conselho Tutelar. Os conselheiros foram diplomados por Roseni Silva de Campos Prodocimo, presidente do CMDCA. A secretária municipal de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, os vereadores Valdevino Candiotto (PMDB), Sérgio de Souza (PSDB) e Neri Valmir Borsa (PSD), além de secretários, diretores e assessores participaram do evento.
Os cinco mais votados foram Jocene Ribeiro Beletini (presidente para 2016/17), Francieli Macedo, Juliana Candido da Silva, Elcio Miguel Moreno e Edenilson Begnini. A cerimônia empossou ainda as suplentes Maíra Adriane Chinazzo e Janete Aparecida Rodrigues de Oliveira. “Temos que agradecer o trabalho dos conselheiros que deixaram o cargo e desejar boa sorte aos conselheiros que assumem”, disse o prefeito Claudemir Freitas (PMDB).
Ele destacou que o conselho é vinculado a administração municipal. “O conselheiro é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme previsto no artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, finalizou.

São Jorge D’Oeste
Em São Jorge D’Oeste, a posse aconteceu na Prefeitura e contou com a presença do prefeito Gilmar Paixão (PT) e diversos vereadores. O CMDCA empossou Roseane Mattei, Eloir Andrade, Divanete Bernardini, Albertina Eckert e Claudenice Cioatto. Eloir, inclusive, foi a única mudança entre os cinco conselheiros que já estavam no cargo.
*Com informações de assessorias.
