
A Cooperativa de Comercialização Integrada da Agricultura Familiar (CoopafI), de Itapejara D´Oeste, tem se mostrado uma grande ferramenta de trabalho para a melhoria da qualidade de vida dos produtores do município. Já beneficia diretamente mais de 400 famílias que integram a rede cooperada. Tudo o que os agricultores produzem na terra é colocado para venda direta ao consumidor através de um ponto de venda instalado na cidade.
O presidente da cooperativa, Cláudio Berlanda, disse que a expectativa é aumentar a participação dos agricultores em 30% nos próximos 12 meses por meio de projetos que agreguem cada vez mais valor ao trabalho dos agricultores familiares. “Hoje já beneficiamos diretamente mais de 400 famílias através da nossa cooperativa, que vendem do alface na agricultura orgânica à soja, para o projeto do biodiesel do governo federal”, informou.
Através da comercialização direta para os programas de aquisição de alimentos do governo federal e do aproveitamento de programas como o do biodiesel, que está permitindo um ganho de R$ 1,60 em saca de soja a mais para o cooperado, o sistema tem permitido a melhoria constante da qualidade de vida dos agricultores.
“A Coopafi é uma entidade que entra justamente na fase mais difícil para o produtor, que é a comercialização dos produtos”, ressaltou. O secretário de Agricultura do município, Vilucir Lanhi, afirmou: “Através da cooperativa, garantimos o mercado consumidor para nossos agricultores, fortalecendo também as agroindústrias, que já são 19 em Itapejara, graças ao empreendedorismo dos nossos agricultores”.