Assembleia analisou a prestação de contas e elegeu o conselho diretor.

Foto: Assessoria.
A Cooperativa Central da Agricultura Familiar Integrada do Paraná (Coopafi Central) fez na sexta-feira, 22, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) para prestação de contas e eleição da diretoria. O presidente José Carlos Farias foi reeleito para conduzir a entidade pelo próximo triênio. A Coopafi Central congrega cerca de 13 cooperativas de pequenos produtores rurais da região Sudoeste do Estado. O evento foi realizado no Centro de Eventos Dom Zu (Chácara Rafagnin), em Francisco Beltrão.
Segundo Farias, que é de Marmeleiro, o ano foi positivo para a organização. Apesar da denúncia de suposto desvio de alimentos, houve pedido de absolvição por parte do Ministério Público por falta de provas para líderes de algumas cooperativas. “Aos poucos estamos resgatando a imagem da cooperativa e retomando os programas.” Só no ano passado, mais de R$ 6 milhões foram vendidos em alimentos de pequenos agricultores para prefeituras.
A Coopafi, criada em 2007, beneficia cerca de 3.500 agricultores familiares. São produzidos diversos tipos de alimentos, entre eles, feijão, farinha de milho e trigo, amendoim, arroz, sucos, biscoitos diversos, macarrão e pão caseiro, açúcar, doces e mel. Os itens são comercializados quase todos no Paraná como Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, etc – 100% das vendas são destinadas ao mercado institucional por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
De acordo com ele, a central de cooperativas visitou quase todos os municípios grandes do Estado e percebe que há bastante demanda, pois o mercado consumidor é grande. “A nossa dificuldade é produzir”, ressalta. Farias observa que a Coopafi Central está focada na produção de alimentos e está em busca de investimentos para consolidar uma rede de produtores em diversos segmentos da alimentação.
“Temos que ter oferta e construir uma identidade para consolidar a agricultura regionalmente.” A Coopafi Central é integrada por cooperativas singulares de Capanema, Francisco Beltrão, Itapejara D´Oeste, Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçu, Perola D´Oeste, Quedas do Iguaçu, Realeza, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D´Oeste e Verê. A central tem sua própria marca para comercialização de produtos.