A obra é uma medida compensatória pela construção da PCH Bela Vista.
Ontem, representantes da Prefeitura de Verê estiveram nas margens do Rio Chopim, Distrito de Presidente Kennedy, onde será construída a ponte interligando os municípios de Verê e São João. A reivindicação foi feita pelas lideranças dos dois municípios.
Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa da Copel, a obra foi iniciada no último dia 11 de maio, e faz parte de um compromisso público firmado com a comunidade local na época das audiências públicas para construção da PCH Bela Vista. A ponte será construída no eixo onde atualmente a travessia é feita através de uma balsa.
Ainda segundo a empresa, esta primeira etapa contempla a implantação do canteiro de obras, movimentação de terra, cercamento da área e lançamento de material para a execução das fundações – que neste caso são fundações profundas, em estacas tipo raiz.
A ponte será construída com concreto armado convencional e pré-moldado, e terá extensão de 200 metros. O encontro é realizado a partir de aterros mistos de solo e enrocamento com aproximadamente 160 metros na margem direita e 120 metros na margem esquerda, considerando sentido de fluxo do rio.
A previsão é de que as obras da ponte sejam concluídas em nove meses.
Esta travessia, aproveitando os acessos rurais já existentes, certamente trará grandes benefícios econômicos para a população, permitindo maior fluxo entre as sedes dos dois municípios e facilitando, assim, a circulação de mercadorias e escoamento dos produtos agroindustriais produzidos na região.
-cmyk.jpg)
Medida compensatória
No final de 2012, em audiência pública na Casa de Cultura de Verê, lideranças e agricultores ouviram de representantes da Copel e empresas contratadas para a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental/Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) como seria construída a PCH, áreas que seriam alagadas e propriedades atingidas. Uma das reivindicações de vereenses e são-joanenses foi de que se incluísse nos projetos da futura usina a construção da ponte sobre o Rio Chopim como medida compensatória.
Verê passará a ser, também, um entroncamento rodoviário regional, com uma nova estrada e opção de desvio de outras rodovias. E partir de 2021 deve ficar pronta a PCH Bela Vista, que deve ajudar a movimentação econômica local.