24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Corrida para pedir aposentadoria nas regiões Oeste e Sudoeste aumenta

 

 

Aécio Araújo: pessoal deve encaminhar já. 

Trabalhadores que já têm direito à aposentadoria, mas ainda continuam na ativa estão protagonizando uma verdadeira corrida ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de encaminhar os documentos para se aposentar. As novas regras que estão sendo propostas pelo Governo Temer (PMDB) ainda estão em estudo, mas estão causando muitas dúvidas à população. 

- Publicidade -

A orientação do presidente da Associação dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Sudoeste do Paraná, Aécio Flávio Araújo, é para que os cidadãos que já conquistaram o direito à aposentadoria não percam tempo, procurem o quanto antes o INSS para encaminhar o pedido. Inclusive, aumentou a procura por informações. “Nós temos dois advogados na associação que fazem os cálculos gratuitamente para quem precisar. Basta nos procurar, leva alguns dias para ficar pronto, dependendo da demanda, mas é importante estar bem informado quando for pleitear a aposentadoria.”  
No âmbito da gerência executiva do INSS em Cascavel, que atende as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, houve um aumento de 12% nos pedidos de aposentadoria se comparar o primeiro semestre deste ano com igual período do ano passado. As requisições aumentaram no período de 12.554 para 14.064. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, não há registros de atraso nas concessões desses benefícios.
A gerência executiva do INSS em Cascavel abrange as agências da Previdência Social localizadas nos municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Realeza, Toledo, Guaíra, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Palmas, Santo Antônio do Sudoeste, Dois Vizinhos, Palotina, Coronel Vívida e São Miguel do Iguaçu.
Mas segundo Aécio, as análises dos processos feitas pelo INSS estão demorando mais que o habitual. “Antes, a concessão do benefício para quem tinha direito ocorria em 15 dias, agora está demorando até 90 dias”, contesta. A fixação de uma idade mínima em torno dos 65 anos é o que tem preocupado mais os trabalhadores em buscar o cálculo da aposentadoria. A média de idade de aposentadoria, segundo o INSS, é de 58 anos. Se considerar esse cálculo, as pessoas teriam que trabalhar mais sete anos para se aposentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques