23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Cozinha municipal para merenda escolar

Regional

A Administração Municipal de Salto do Lontra implantou, no início de 2019, mais uma novidade na área educacional. Trata-se da cozinha municipal para preparação da merenda escolar na comunidade de São Jorge — no prédio em que foi inaugurado em 2012 para ser uma cantina de preparação de vinho.

O projeto inicial não vingou e o local, com mais de 300 m², que tem uma ótima estrutura física, recebeu investimentos, passando por algumas adequações para se tornar a cozinha municipal. Também foram instalados vários equipamentos como fogões industriais, coifa com exaustor, geladeira industrial, dentre outros.

Foram adquiridos liquidificador e batedeira industrial, caixas térmicas, modelo Hot Box, para manter a temperatura dos alimentos, além dos utensílios necessários para o excelente preparo da comida. Para o transporte é utilizada uma Van, que também recebeu adaptações.

- Publicidade -

O prefeito Maurício Baú enalteceu mais esta iniciativa da atual gestão. “Um projeto novo e arrojado, em que o nosso maior objetivo é levar comida de qualidade na mesa dos nossos alunos. Para isso, procuramos oferecer todas as condições e equipamentos necessários para essa excelente equipe que trabalha no preparo e entrega da merenda. Agradecemos ao nosso vice-prefeito, Fernando, aos nossos vereadores e servidores por nos ajudarem em mais esta iniciativa”, declarou.

[relacionadas]

O vice-prefeito Fernando Cadore também destacou esta novidade — a cozinha municipal. “Algo muito bem pensado, planejado e realizado com o apoio de toda nossa equipe. É comida de qualidade, preparada com muito amor e carinho para nossas crianças. Salto do Lontra está de parabéns por mais este grande projeto”, comentou.

A secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, disse que são quase duas mil refeições servidas diariamente. “O trabalho na cozinha começa cedo, às 6h, e vai até as 18h. São dez cozinheiras em dois turnos, além de duas pessoas na entrega. Ao todo são em torno de 1.800 refeições diárias, dentre escolas, três creches, Apae e Programa AABB Comunidade. É algo novo, mas já com o resultado muito positivo. Obrigado a todos pelo empenho e dedicação”, finalizou.

Todo o trabalho na cozinha municipal é acompanhado pela nutricionista Priscila Delonzek. “O nosso cardápio é adequado, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Através dessa cozinha, houve uma padronização na merenda escolar, em que buscamos acima de tudo oferecer merenda saudável e de qualidade”. E acrescentou: “o transporte é feito de forma muito apropriada, em caixas térmicas, tipo hot box, para que possa manter a temperatura”, finalizou.

Profissionais que trabalham na cozinha municipal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques