12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

CTG é rearticulado e ganha impulso na sociedade

CTG é rearticulado e ganha impulso na sociedade

 O tradicionalismo voltou com força no município de Pérola D´Oeste. Há cerca de três anos o CTG (Centro de Tradições Gaúcas) Querência dos Pagos foi reativado.
?Hoje se vê crianças de dois, três anos de bombacha, os adultos e idosos participam (das atividades). Isso é muito bom porque é uma coisa sadia?, destaca o patrão do CTG, Leuri Lassing.
O CTG tem cerca de 90 sócios, mas o patrão Leuri Lassing observa que ?a participação não é só do sócio?. Até mesmo os jovens estão motivados, há alguns que já possuem cavalos e saem para cavalgar com trajes gaúchos. ?Isso é muito bom, porque hoje existe a possibilidade de os jovens seguirem o caminho das drogas?, lembra o patrão, que emenda: ?O tradicionalismo é bom porque dá para o jovem um outro caminho.?
Ele revela que os pais que têm filhos no CTG estão admirados com a nova postura dos filhos, ?porque o comportamento deles mudou?.
O departamento artístico do CTG, que organiza cursos de danças, grupos de danças mirins e juvenis, foi reativado e está incentivando a participação de adolescentes e jovens e dos pais. Cursos de danças foram organizados pela patronagem do CTG nas comunidades do interior, reavivando o tradicionalismo e proporcionando a volta de muitas pessoas que participavam da entidade ou de suas promoções.


Estrutura  e meta
A sede social (galpão crioulo) fica no centro da cidade, conta com bosque, cancha de bocha e churrasqueiras. Para o próximo ano, a patronagem do CTG pretende implantar a sede campeira visando a promoção de rodeios. A expectativa da patronagem é que a Prefeitura de Pérola D´Oeste destine uma área ao CTG para a construção da estrutura da sede campeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques