“Sempre fui a favor de todas as reivindicações da Carta do Sudoeste, que são fundamentais pra região”, declarou.

O deputado estadual Nelson Luersen (PDT), que já foi prefeito de Planalto por três mandatos, e duas vezes presidiu a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), também manifestou publicamente seu apoio à proposta de implantação do Aeroporto Regional. O estudo realizado pelo ITA, de Campinas, a pedido da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal, no segundo semestre de 2019, apontou como ideal um imóvel entre as linhas Buriti e Baulândia, em Renascença, para a construção de um aeroporto.
Em áudio encaminhado ao JdeB, Nelson Luersen falou: “Sou a favor do aeroporto regional do Sudoeste. É importante, sempre fui a favor de todas as reivindicações da Carta do Sudoeste, que são fundamentais pra região. São propostas viáveis e que são consistentes e, com certeza, se conseguirmos êxito no aeroporto, será um grande ganho pra toda a sociedade sudoestina e do Paraná. E estamos juntos com os demais deputados da região na busca da viabilização deste aeroporto”.
Quatro deputados
Na edição do último sábado, 22, o JdeB publicou as opiniões dos deputados que se manifestaram a favor do projeto.
Na Assembleia Legislativa, deputados Ademar Traiano e Paulo Litro, ambos do PSDB; Wilmar Reichembach (PSC), Luciana Rafagnin (PT) e, agora, Nelson Luersen.
Na Câmara dos Deputados, Toninho Wandscheer (Pros), coordenador da bancada de parlamentares federais do Paraná em Brasília, e Nelsi Maria Vermelho (PSD).
Em entrevista sábado, na Rádio Onda Sul, o vice-prefeito de Beltrão e coordenador da comissão pró-aeroporto regional, Antonio Pedron (PSD), destacou o apoio destes deputados. Ele também adiantou que pretende se reunir com a bancada federal em Brasília para falar sobre o projeto.
Antonio Pedron também reforçou a informação, que lhe foi repassada pela SAC, de que o investimentos para implantar um novo aeroporto podem variar de R$ 120 a R$ 150 milhões. A vantagem da área apontada pelo estudo do ITA/SAC em 2019, entre as linhas Buriti e Baulândia, é que há necessidade de apenas a indenização ao proprietário do imóvel, ao contrário de outros projetos que requerem mais indenizações e outros tipos de despesas. Hoje o imóvel é utilizado apenas para o plantio de milho e soja.
A área apontada é plana e não teria problemas de serração, além de ficar próxima da PR 280 e dos dois maiores municípios da região, Francisco Beltrão e Pato Branco.