Entre 2018 e 2020 ocorreram naquele trecho de serra, que são aproximadamente cinco quilômetros antes de chegar em Manfrinópolis, 19 acidentes, com seis mortes e 13 feridos.

Iniciou ontem a implantação das duas lombadas na PR 182, trecho de acesso a Manfrinópolis. Os dois mecanismos de redução de velocidade foram instalados no início do declive mais acentuado da rodovia. O chefe do escritório regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o engenheiro Roberto Machado dos Santos, disse que estas lombadas têm o objetivo de impor a redução de velocidade para os veículos, mas antes de descer a serra. “Para que o condutor tenha uma velocidade mais baixa, para olhar toda a sinalização que já foi implantada no local e de advertência do declive acentuado.”
Na próxima semana, adiantou Roberto, haverá a instalação de uma sinalização complementar, com painéis educativos que estão sendo elaborados em conjunto com a comissão de moradores que pede melhorias para o local. “A ideia é passar essa mensagem pra ver se o condutor em baixa velocidade presta atenção na sinalização da via e faz a descida em velocidade reduzida”, falou Roberto ao JdeB.
DER computou acidentes
De 13 de maio de 2018 até 3 de outubro de 2020, ocorreram naquele trecho de serra, que são aproximadamente cinco quilômetros antes de chegar em Manfrinópolis, 19 acidentes. Os números foram apresentados pelo DER após levantamento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Se envolveram 15 caminhões, duas caminhonetes, duas motos e um utilitário. Os acidentes resultaram em 19 vítimas, sendo seis mortes e 13 feridos. A maior quantidade de acidentes ocorreu justamente neste ano, quando, num período inferior a 30 dias, ocorreram três mortes.
De acordo com o engenheiro do DER, o grande problema é a inobservância por parte dos condutores de toda a sinalização que já foi implantada no local. “É mais um dispositivo pra tentar reduzir os acidentes no local.” Sobre a implantação de radares, que também era uma demanda dos moradores, ainda não uma definição. Os equipamentos dependeriam de processo licitatório para aquisição, por isso demandaria mais tempo.
Moradores comemoram avanço
JdeB – Cleonir Gubertt, representante da comissão de moradores de Manfrinópolis, comemorou o avanço, mas disse que a cobrança para a instalação dos radares terá continuidade. “Sabemos das dificuldades em avançar, quando dependemos de recursos públicos para a implantação de toda a melhoria que será necessária.”
A comissão de moradores quer, além das lombadas, pelo menos três radares e mais os tachões que dividem a pista. “As lombadas saíram, mas ainda temos que trabalhar muito para a implantação dos radares que, de fato, vão forçar os veículos e caminhões a realmente diminuírem a velocidade e, consequentemente, diminuir os acidentes aqui em Manfrinópolis.” Conforme disse, alguns deputados estaduais já se manifestaram favoravelmente ao projeto e irão pleitear os recursos necessários ao governo do Estado.