
deixou um rastro de destruição.
As fortes chuvas que atingiram a região Sudoeste do Paraná provocaram a morte de uma pessoa em Sulina. Ocorreu o desmoronamento de um barranco que atingiu uma casa nas proximidades. O morador Paulo Karling, que era motorista da prefeitura municipal, ficou preso nos escombros e não resistiu. Sua esposa Norma Dener, 36, e a filha Kauani Karling, de 6 anos, foram hospitalizadas.
O prefeito Almir Maciel, o Ruivo, decretou luto oficial no município por três dias. A administração municipal ainda não tem um levantamento oficial dos prejuízos, mas sabe-se que várias pontes no interior foram arrastadas pelas enxurradas.
Em Chopinzinho a chuva também gerou grandes estragos. De acordo com informações publicadas pela Rádio Chopinzinho, na comunidade de Água Amarela, foram mais de 400 mm de chuvas entre sexta-feira e domingo. Os bairros da cidade mais atingidos foram Cohapar 9, Bairro Verdi, São Cristóvão, São José e parte do Casarão preocupam bastante. Todos os setores administrativos da prefeitura trabalham incansavelmente para ajudar aos prejudicados. Ontem, por volta das 10h45, o Samu de Chopinzinho atendeu um caso de queda de telhado. O fato ocorreu no Bairro São Sebastião, onde Rafael de Ramos estava trabalhando na troca da cobertura da casa, quando se desequilibrou e caiu.

Coronel Vivida
Em Coronel Vivida a situação não foi diferente. Domingo, diversas casas e estabelecimentos comerciais foram atingidos pela água. Houve até quem se aventurasse com caiaque pelas ruas centrais da cidade. Ontem foi dia de fazer levantamento das perdas e prestar socorro às famílias atingidas.
Quedas do Iguaçu
A fúria dos ventos arrasou uma propriedade no interior de Quedas do Iguaçu. O sítio do agricultor Roberto Wyzykowski, na Linha Mirim, teve dois aviários destruídos. Uma residência ficou totalmente destruída devido ao desmoronamento na comunidade Lageado Bonito. Uma pequena reserva de eucaliptos teve diversas árvores arrancadas pela força do vento. (Com informações das rádios Chopinzinho e Vicente Palotti).

Capanema
Em Capanema, a prefeita Lindamir Denardin publicou uma nota pedindo a colaboração de toda a comunidade. “Lamentável, realmente muito triste desolador a situação das famílias atingidas pela cheia do Rio Iguaçu. Mais uma vez peço a colaboração de todos, qualquer doação é bem-vinda, colchões, agasalhos, móveis, alimentos, água, utensílios, enfim, tudo o que receberem será muito valioso neste momento de tanto sofrimento. Conto com o espírito de solidariedade de todos, sei que se nos unirmos, iremos amenizar a dor destas famílias”, disse.
Doações na Secretaria da Família e Provopar, ou nos telefones 35522126 e 35523142.
As obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, na Linha Marechal Lott, também foram seriamente afetadas. A água transbordou o canteiro de obras, levou máquinas, ferramentas e equipamentos rio a baixo.