As escolas diocesanas e visitas pastorais também foram suspensas.
.jpg)
O Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, formado por dom Edgar Ertl, bispo diocesano, e padres, discutiram dia 9 de junho os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus e tomaram algumas decisões.
Documento, assinado pelo bispo diocesano, explica aos sacerdotes, diáconos, religiosos, coordenadores de pastorais e movimentos e aos fiéis as decisões tomadas.
No comunicado, dom Edgar informa que no final de julho devem ser dadas novas orientações “para os meses subsequentes do que poderemos retomar ou não, dependendo exclusivamente do avanço da Covid-19”.
O JdeB recebeu o documento e divulga as decisões:
Celebrações eucarísticas
Nossas paróquias/comunidades continuarão seguindo a resolução do governo estadual, assinada dia 23 de maio de 2020, as portarias e protocolos municipais em curso, até não virem comunicados contrários.
Celebração dos batizados
Seguiremos as orientações da CNBB para as celebrações comunitárias no contexto da pandemia da Covid-19. Todavia, caberá aos padres o discernimento de realizar ou não. Dar preferência aos batizados de emergência.
Celebrações das primeiras eucaristias e crismas
Estão canceladas até o dia 31 de dezembro de 2020.
Encontros catequéticos
As catequeses presenciais, com crianças e adolescentes, estão suspensas por tempo indeterminado. Retorno somente quando as aulas escolares forem reiniciadas no Estado e municípios.
Para a catequese com adultos, tendo em vista que não se faça de um grupo de risco, a Paróquia tem a liberdade de decidir pela continuidade ou não da mesma por estes tempos, observando sempre as orientações sanitárias.
Escolas Diocesanas
As escolas de Liturgia e Catequese estão suspensas até o final do ano. Serão retomadas em março de 2021.
A Escola Diocesana de Diáconos volta às aulas quando houver segurança.
Visitas pastorais
Mantêm-se canceladas para 2020.
Outras atividades
Foram canceladas as atividades diocesanas para os meses de junho e julho.