Do avião à panela de pressão
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lAntônio Frozza e o filho Eduardo mostram os dois modelos da panela de pressão com visor disponível para comercialização em mais de cem sites de compras online. |
Quem olha o produto final, pode pensar que colocar um visor de vidro temperado na tampa de uma panela de pressão ésimples. Mas por que ninguém pensou nisso antes? O Brasil tem uma demanda interna de aproximadamente 1,5 milhão de panelas de pressão por mês. Outras grandes marcas do setor de alumínio também poderiam ter patenteado essa ideia, mas o dono da invenção é do Sudoeste do Paraná. O inventor se chama Antônio Frozza, proprietário da MTA, de Marmeleiro. Essa inovação trouxe para sua empresa um crescimento de 52% em vendas, de 2012 para 2013. Enquanto isso, a média geral das indústrias ficou em apenas 4% no ano.
E o mais inusitado é que, para desafiar quem duvidava da eficiência dessa panela de pressão, a MTA utilizou o conhecimento científico de uma aeronave. São dois motivos. O primeiro é que a janela do avião não pode ser quadrada, pois, com a pressão externa do ar, em caso de voos de elevada altitude, os cantos do vidro poderiam dar início a uma rachadura. Sendo redondo, isso não é possível. O outro princípio é que o vidro tem que ser colocado do lado de dentro e precisa ser maior que o buraco da janela. Assim, a pressão interna do ar, seja na aeronave ou na panela de pressão, se encarrega de manter o isolamento dos passageiros ou do alimento em relação ao meio externo.
Em todos os testes hidrostáticos realizados pela empresa, pode entortar a panela ou a tampa, mas o vidro nunca foi quebrado. “No começo, quando começamos a testar essa panela no fogão, tinha gente com medo de voar vidro para tudo que é lado. Mas se provou que o vidro temperado é muito resistente e oferece total segurança”, comenta Frozza, que realizou um sonho com esse novo produto.
Reconhecimento
A panela de pressão com visor foi lançada no mercado em 2010. E no primeiro ano o produto já surpreendeu. Começou com o Prêmio Senai Inovação. Depois a MTA foi reconhecida em São Paulo com o Prêmio House & Gift de Design, que busca estimular a criatividade brasileira para produtos práticos e funcionais que possuam design único e atuem como diferencial de mercado. Agora, em 2013, ao fazer o lançamento da panela de pressão de inox com visor, a empresa foi mais uma vez premiada neste mesmo concurso.
O reconhecimento apareceu também por meio da televisão. Em abril de 2013, o produto foi elogiado no programa Mais Você, da Rede Globo, pela apresentadora Ana Maria Braga. Ela não chegou a citar a marca do produto, mas basta procurar no Google por uma panela de pressão com visor e a resposta vai ser única: MTA.
Como Antônio Frozza patenteou a ideia e tem aprovação em todos os testes do Inmetro, somente essa empresa pode produzir e comercializar a novidade. “Podemos dizer que a empresa é uma antes da panela de pressão e outra depois. Esse segmento de utilidade é carente de inovação. De certa forma, ele está saturado, tem muitos concorrentes fabricando o mesmo produto. Essa é uma dica que eu não queria dar para os concorrentes, mas se você fizer algo diferente, vai vender com certeza”, afirma.
Panela está em todo o Brasil
Hoje a panela pode ser comprada em todo o país nos principais supermercados e lojas especializadas. Mais de cem sites de compras on-line já oferecem o produto, alguns até com frete grátis. A panela de pressão de 4,5 litros é a mais vendida, custa algo em torno de R$ 70, dependendo dos valores de cada loja. Somente deste modelo, a MTA produz por dia mais de mil unidades. “Nós exploramos apenas 10% desse novo produto, temos muito espaço ainda para crescer. A nossa estrutura física já está pequena para a demanda que temos no mercado”, diz o filho de Antônio, Eduardo Frozza, que cuida do setor dos representantes da empresa em todo o país. “Em 2009, a gente tinha apenas 21 representantes vendendo nossos produtos. Agora, por causa desta inovação, temos 70. E logo vamos precisar de mais gente para vender”, completa.
Antônio Frozza diz que agora o objetivo deve ser produzir uma panela mais acessível. “Nossas panelas têm hoje o que há de melhor no mercado. Mas podemos utilizar algumas peças mais baratas para vender a panela com um preço mais acessível ainda”, garante o empresário, que se diz realizado com a sua invenção e promete continuar inovando em seus produtos.
O que diz o especialista
A comparação da panela com o avião foi feita pelo engenheiro mecânico Marcelo da Corregio, do Senai de Francisco Beltrão. Ele acompanhou o processo da empresa desde o começo. Na época, ele coordenava um projeto chamado Antena da Inovação, que garimpava novas ideias dos empresários na região. “A pressão do avião ocorre quando ele voa em alta altitude e precisa manter a pressão interna para deixar um ambiente de respiração fácil para os passageiros. E o vidro da
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panela sofre a mesma influência que a janela de um avião. Quando o avião voa em altitude, a pressão atmosférica externa é menor, então a aeronave compensa isso aumentando a pressão interna”, explica Marcelo, que também gosta muito de aviação. Ele faz elogios ao novo produto da MTA. “Não sei quem não chega na cozinha de alguém quando está cozinhando no fogão e abre a tampa para ver o que tem dentro. A curiosidade está fazendo desta panela um sucesso em vendas. Esse display de vidro vai permitir que você veja o que tem dentro da panela sem ter que abrir a tampa. Essa foi uma grande sacada”, avalia. Marcelo comenta também que hoje o público consumidor está cada vez mais exigente. “Na década de 1980, se vendia melhor o produto no Brasil pelo preço. Na década de 1990, isso começou a mudar, e as pessoas passaram a escolher o que se tinha de qualidade. E agora a qualidade não é uma opção, é obrigação. Então se todo mundo tem que produzir com qualidade, o diferencial é a inovação.”
MTA já faz contato em outros países
Com o sucesso dessa panela de pressão, a MTA já está fazendo contatos comerciais em outros países. Na semana passada, Antônio Frozza viajou até a Colômbia para fechar um contrato de distribuição. A ideia da empresa é ganhar com os royalties. “Hoje a gente tem um sonho de ser uma empresa que saiba administrar bem a marca, para aumentar a participação no mercado mundial. Temos unidades licenciadas para fabricar o produto na China, temos mercado em 14 países da Europa, que a gente protegeu pela patente”, diz Frozza.
A empresa já firmou contrato com vários países da América Latina. “Por causa desta panela de pressão, estamos vendendo também outros produtos para fora do país. Uma coisa acaba puxando a outra”, enaltece.
Ideia surgiu por acaso
O empresário conta que a ideia da panela de pressão com visor surgiu por acaso. Um dia um amigo ofereceu uma panela de pressão com tampa de vidro. Antônio Frozza ficou desconfiado, mas mesmo assim quis ver. No fim das contas, era uma compota de vidro antiga, com um arame, que parecia uma panela. Só que isso ficou matutando na cabeça de Frozza. Um dia, provocado pelo seu pai, resolveu comprar uma panela de um concorrente e fazer testes. “Comecei a fazer alguns protótipos e testes, que tiveram vazamentos. Um dia cheguei a imaginar como se eu estivesse dentro de uma panela, observando o que estava acontecendo. Aí que eu vi que só precisava trazer o vidro pra dentro da panela e fazer ele maior que o buraco, a própria pressão já vai ajudar a vedar”, conta. Mas tudo isso foi feito com muito sigilo, pois a ideia não estava patenteada ainda. Então, o empresário viajou até a China para buscar o vidro temperado, pois no Brasil alguns fabricantes se recusavam a fornecer o material para uma panela de pressão. “Eles diziam que seria muito perigoso. Mas hoje todos reconhecem que é um produto funcional e seguro.” Antes, a MTA não produzia panela de pressão, nem mesmo sem o visor. A empresa teve que se adaptar e hoje já conta com mais de 500 itens na linha de produção.