Templo foi totalmente remodelado com o apoio da comunidade.

A ampliação e remodelação da Igreja Matriz São Francisco de Assis, de Salgado Filho, está concluída. “A igreja foi reconstruída por inteiro, foi mudada toda a parte arquitetônica e estrutural”, conta o frei Mikael Mezzomo, pároco.
Os projetos foram elaborados pelos arquitetos Cássio Henrique Marcon Pastre e Danieli Coeli, do escritório de arquitetura Arcon, de Francisco Beltrão. A nova igreja matriz tem capacidade para 800 pessoas, conta com sacrário e capela do Santíssimo. A igreja anterior não contava com estes dois ambientes.
As obras transcorreram ao longo de três anos e meio. O frei estima que foram gastos R$ 1,5 milhão, recursos arrecadados pela comunidade, através de festas, eventos, benfeitores e dos dizimistas colaboradores. “A gente agradece imensamente à comunidade e os benfeitores. Se não fosse a comunidade, a obra não teria acontecido”, salienta o frei.
Ele agradece, também, o empenho dos membros da comissão de reforma e ao conselho de pastoral da Paróquia de Salgado Filho.
Além das cidades de Salgado Filho e Manfrinópolis, a Paróquia São Francisco de Assis congrega 28 comunidades rurais dos dois municípios.
Para marcar a inauguração, começou ontem a novena de São Francisco de Assis, com missas que serão celebradas sempre às 19h, na Igreja Matriz, até o dia 3 de outubro, próximo sábado. Domingo, dia 4, às 10h, o bispo diocesano dom Edgar Ertl estará em Salgado Filho para a inauguração da igreja e a celebração de missa que será transmitida pela página da paróquia no Facebook e pela Rádio FM Vale Verde.