9.6 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

DV: Sicredi mostra os números de 2015 em assembleia para cooperados

Evento aconteceu na noite de quinta-feira, 18, no CTG Saudades do Pago. Município conta com duas agências da cooperativa de crédito.

Como de praxe, o Sicredi Iguaçu reuniu seus cooperados de Dois Vizinhos para a prestação de contas do exercício de 2015. O evento aconteceu na noite de quintafeira, 18, no CTG Saudades do Pago. Na ocasião, o presidente Lotário Luiz Dierings mostrou os números do ano que passou. Todos os presentes puderam, ainda, tirar dúvidas sobre os trabalhos que estão sendo realizados. A avaliação é extremamente positiva. “Para nós é uma satisfação muito grande fazer a nossa prestação de contas aqui em Dois Vizinhos. Temos uma análise muito positiva do ano de 2015. Tivemos um dos melhores resultados dos últimos anos em todas as áreas, as metas foram totalmente cumpridas. Estamos passando por anos bem atípicos, existe uma certa crise econômica e, mesmo assim, o Sicredi está preparado e fez o que tinha que ser feito. Agora estamos prestando as contas, mostrando o balanço das sobras e perdas e também a destinação do resultado”, disse.
A assembleia conta com a participação dos cooperados e antecede a reunião com os delegados, que acontece no próximo dia 3 de março. “Hoje é a 18ª assembleia e foi uma grande surpresa a participação do associado. Nunca tivemos tantos associados participando e isso mostra que os cooperados estão interessados na cooperativa e isso é ótimo. Eu sempre falo que o maior patrimônio do Sicredi Iguaçu é o nosso cooperado e o segundo é o físico que a cooperativa mantém. A gente vê que o associado, realmente, confia na cooperativa e comprou o Sicredi como sua segunda casa. Ter a confiança do associado para o desenvolvimento do cooperativismo”, completa.
Os números são bons. “Nosso patrimônio atual está em, aproximadamente, R$ 100 milhões, as carteiras de empréstimos são em torno de R$ 400 milhões tanto na área rural quando na área comercial e industrial. Nós fomos premiados no BNDES pelas aplicações de recursos do BNDES, tanto na área rural quanto comercial. Isso também é um fator positivo”.
 
Momento da economia
Mesmo com o cenário prevendo um ano difícil, o presidente do Sicredi acredita que a situação pode ser superada em breve. “Eu só posso dizer uma coisa, posso até estar errado, mas quem vai salvar, novamente, esse País é o agronegócio. Junto com o comércio, evidentemente, porque sem comida nenhum país sobrevive. Eu sei que é difícil, porque a crise econômica vem e passa, já passamos por várias, mas todas elas conseguimos superar e essa é um pouco mais atípica porque tempos uma crise política no meio e essa vai durar um pouco mais. O que a gente vê, em nível nacional, que o nosso PIB provavelmente vai ser negativo, com alguns economistas trabalhando em -3%, -3,5% e eu vou ser um pouco mais pessimista, vou falar em -4%. Isso é ruim, mas se todo mundo se unir e trabalhar, certamente no fim de 2017 e começo de 2018 nós vamos ver uma luz no fim do túnel, mas a política tem que mudar”, alerta.
 
Duas agências
Há pouco mais de um ano, Dois Vizinhos ganhou sua segunda unidade do Sicredi no Centro Sul. A avaliação do novo ponto de atendimento é extremamente positiva.  “Eu estou muito satisfeito com o Sicredi em Dois Vizinhos. Em 2000, 2002 nós incorporamos o Sicredi aqui e hoje temos a agência do centro muito bem organizada e a Sul, que completa um ano, foi a maior surpresa que já tive dentro do Sicredi porque ela foi viável dentro do primeiro ano com bom resultado. Isso chamou atenção e isso mostra que o mercado existe, ela conseguiu se desenvolver e dentro de 8 meses se tornou viável, enquanto uma agência nova leva dois anos”, comemora. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques