Egídio Veronese recebe apoio de Corti e Pessuti
Os candidatos da Frente Progressora (PMDB, PRP, PFL, PTB e PV), Egídio Veronese (PMDB, prefeito) e Nadir Daniluz (PMDB, vice), receberam na tarde de sexta-feira, 17, o apoio formal do vice-governador e secretário estadual da Agricultura, Orlando Pessuti (PMDB) e do prefeito Luís Raimundo Corti (PMDB). Pessuti fez um discurso de prestação de contas dos programas e ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde janeiro de 2003. Corti e o deputado estadual Nereu Moura (PMDB) criticaram os candidatos da oposição, sem citar seus nomes e falaram dos projetos que alavancaram o progresso do município nos últimos oito anos.
Nereu Moura, 1º secretário da Assembléia Legislativa, disse que São Jorge D´Oeste ?mudou muito nestes oito anos, mudou para melhor, com mais indústrias?. Moura afirmou que a primeira gestão de Corti e do vice Adelarte Debortoli (1997 a 2000) proporcionou a mudança na história do município. ?Mudou tanto que hoje São Jorge D´Oeste hoje é um dos melhores municípios do Paraná?, enfatizou. Ele destacou as obras realizadas na cidade e interior, que transformaram o município.
O vereador Miguel Dresch entregou ao deputado Nereu Moura cópia do projeto que será votado pela Câmara Municipal concedendo o título de cidadão benemérito de São Jorge ao 1º secretário da Assembléia Legislativa. Dr. Júlio Barrientos, vice-prefeito, comentou que ?nós queremos que o povo de São Jorge se conscientize, reflita e pense num município para frente?.
O discurso mais enfático de apoio aos candidatos a prefeito e vice da coligação situacionistas coube ao prefeito Luís Corti. Olhando para os dois, Corti disse que ?será graças ao Nereu (de Moura), Nadir e Egídio, que as propostas de São Jorge D´Oeste levadas a Curitiba haverão de se tornar realidade?. Ele lembrou que em 1996 havia um grande número de pessoas que vinha deixando aos poucos o município para trabalhar em empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Disse que o município era conhecido como ?capital da lona preta? por causa das famílias que moravam debaixo de lonas.
Corti citou, então, as realizações de dois mandatos como prefeito, com a construção de conjuntos habitacionais e vilas rurais, da atração de oito indústrias, a construção de obras de embelezamento da cidade e dos Lagos do Iguaçu. Disse que apóia os candidatos Egídio Veronese e Nadir Daniluz.
Egídio Veronese, prefeito de São Jorge de 1983 a 1988, destacou o processo democrático coordenado pelo prefeito Luís Corti para a escolha do candidato a prefeito pela situação. ?Tivemos, pela democracia implantada pelo Luiz no ano passado, uma forma de buscar os candidatos a prefeito que o povo quis. Eu e o Nadir fomos os escolhidos, e por isso estamos aqui?. Diante da presença do vice-governador Orlando Pessuti, fez um pedido para que o governo estadual realize melhorias nas rodovias da região.
Oposição
Egídio preferiu não criticar os candidatos da oposição Adair ?Pardal? Cecatto (PT, prefeito) e Joarez Giordani (PP, vice-prefeito), dizendo que ?não queremos vir aqui no palanque criticar os nossos adversários, mas destacar as realizações do nosso prefeito Luís Corti?.
Pessuti esteve no município com governador em exercício, tendo em vista a viagem do governador Roberto Requião (PMDB) e de uma comitiva de empresários do Estado para o Uruguai, entre os dias 15 e 18 de setembro. Pessuti agradeceu o apoio dado eleitores do município ao governador Roberto Requião nas eleições de 2002. ?Estamos procurando cumprir os compromissos que assumimos?, comentou.
Falou da isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as micro e pequenas empresas paranaenses, o programa de energia elétrica gratuita para famílias pobres, de fornecimento de leite para as crianças de zero a seis anos de idade, da tarifa social da Sanepar, os programas de habitação para as populações indígenas e agricultores familiares e o aumento de 5% para 11% dos recursos em saúde pública no Estado. Ao se dirigir para o candidato situacionista Egídio Veronese, o governador em exercício disse: ?Nós queremos que você seja eleito.? De São Jorge D´Oeste, Pessuti seguiu a Nova Prata do Iguaçu e a São João para manifestar apoios aos candidatos Jair Morgan (PMDB) e Renato Canan (PMDB), respectivamente. Bom público compareceu ao Bosque Municipal para ouvir os discursos de apoio à Frente Progressora, apesar do horário, entre 17:25 às 18:30.