23.5 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Em dezembro, temperaturas ficaram dentro da média histórica; chuva ficou abaixo do normal

 Desde novembro, o Grupo de Estudos em Biometeorologia (Gebiomet), da UTFPR de Dois Vizinhos, está divulgando, mensalmente, boletins agrometeorológicos. Todos os dados são coletados na estação meteorológica instalada no campus da instituição. No documento, divulgado online, são mostrados os dados e informações meteorológicas e climáticas sempre interpretando com o enfoque agrícola.

“Desenvolvemos esse trabalho para informar sobre o tempo e o clima, auxiliando na interpretação desses dados para fins agrícolas, científicos e também para estudos do clima e sua influência no meio social”, resume o editorial da publicação. O orientador do trabalho é o professor doutor Frederico Márcio Corrêa Vieira, que comanda o trabalho em parceria com a acadêmica de zootecnia Fabiana Rankrape e conta com a colaboração de Salatiel Turra, diretor técnico da Seab de Dois Vizinhos.

 

- Publicidade -

Dados

A temperatura média, em Dois Vizinhos, no mês de novembro ficou em 25,1º, pouco mais de um grau a mais do que a média dos últimos sete anos que é de 23,5º. A temperatura máxima registrada foi 33,5º (no dia 20/12 às 16h) e a mínima ficou em 15,8º (no dia 15/12 às 6h). Grande diferença foi registrada na quantidade de chuvas: no mês, choveu 25,8 milímetros. A média, nos últimos sete anos, era de 147,5 milímetros. Foram apenas seis dias de chuva, contra 15 da média. Isso pode gerar preocupação para a agricultura nos próximos meses.

 

Bom e ruim

A época é boa para semear, na horta caseira, produtos como abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cebolinha, cenoura, coentro, couve-flor de verão, feijão-vagem, melancia, milho-doce e pepino. No plantio, o aconselhado é semear alface, gengibre, jiló, pimenta, pimentão, repolho e tomate. Quem cultiva alho, cebola, salsa e agrião já está na hora da colheita. A época é boa para consumo de frutas como abacaxi, ameixa, banana, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, maça, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, morango e uva.

Para os pescadores, a melhor época de pesca no mês de janeiro será entre os dias 5 e 11. Quem quiser receber o boletim pode solicitar pelo email fredericovieira@utfpr.edu.br. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 46-3536-8417.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques